Inep revela que 72% das universidades com nota máxima no IGC são federais

Índice avalia qualidade da graduação e pós-graduação de universidades, faculdades e centros universitários.

A Andifes considerou extremamente positivo o resultado das universidades federais obtido no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) divulgado ontem, 2 de abril, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). 

Presidente da Andifes, reitora da Márcia Abrahão Moura (UnB), celebra o resultado das universidades federais

O indicador, que mensura a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação, avaliou 1.998 instituições de educação superior entre públicas e privadas.  Segundo o levantamento, 27,7% das instituições (554) registraram o melhor desempenho, oscilando nas faixas 4 e 5 do indicador. Outros 60,3% obtiveram nota 3; 11,7% (234) ficaram na faixa 2 e 0,3% (6) na faixa 1, com o conceito mais baixo.  Do total analisado, 72% das universidades com nota máxima no IGC são federais.

A Andifes parabenizou as universidades federais pelo resultado alcançado, mesmo diante de falta de incentivo e de históricas dificuldades orçamentárias. A maioria esmagadora – 94 das 111 avaliadas – registrou IGC 4 ou 5 e nenhuma ficou nas faixas 1 e 2 do indicador, conforme o Inep.

A presidente da Andifes, a reitora da Márcia Abrahão Moura (UnB), analisou os dados e os considerou de extrema importância para o avanço do Brasil, já que mais de 90% das pesquisas científicas e tecnológicas nacionais são conduzidas pelas instituições públicas.

“Nossas instituições, mais uma vez, mesmo com todas as dificuldades orçamentárias e de pessoal pelas quais têm passado, demonstram a excelência do ensino, da pesquisa e da extensão que realizam, com forte compromisso social”, celebrou.