UFCA lança PTT-Cariri para melhorar conexão de internet do Cariri cearense e da própria Instituição

Dentre as melhorias advindas da instalação de um PTT no Cariri, destacam-se o melhor desempenho de rede, o estímulo ao desenvolvimento tecnológico e à inovação; apoio a pesquisas acadêmicas e fomento ao Empreendedorismo Digital.

Foto: Gabriel Souza Dcom/UFCA

Nesta sexta-feira, 5 de abril de 2024, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai realizar o lançamento do Ponto de Troca de Tráfego (PTT-Cariri), que será instalado no bloco A do campus Juazeiro do Norte. A rede mundial de computadores (popularmente conhecida como “internet”) é uma infraestrutura complexa que envolve, dentre outros, uma grande quantidade de cabos interligados.

O PTT consiste em uma base de conexão que interliga esses pontos, de modo a facilitar a comunicação entre os servidores. Isso possibilita a troca de informações de maneira mais ágil, melhora a experiência do usuário e pode, a curto prazo, diminuir os custos de conexão.

O lançamento do projeto será no Auditório do Centro Comercial Office Cariri, em Juazeiro do Norte (R. Profa. Maria Nilde Couto Bem, 220 – Triângulo) a partir das 14h. Interessados em participar podem se inscrever, por meio de formulário eletrônico, até 5 de abril.

O evento é gratuito e aberto para todos os públicos. Segundo o professor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA) Thiago Bessa, a ideia para implantação de um PTT no Cariri surgiu a partir de conversas acadêmicas entre docentes da área de tecnologia que sentiam a necessidade de ter um ponto de troca de tráfego na região: “As operações de tráfego do projeto devem ser iniciadas em, no máximo, 120 dias”, disse.

PTT-Cariri

O PTT-Cariri é uma iniciativa de dois grupos de pesquisa da UFCA: Computation and Design (Code) e Laboratório de Estratégia, Desempenho, Inovação e Sistemas (Ledis), por meio do Programa Eficiência. O projeto conta com a parceria também de instituições externas [ver parceiros].

Professor Roberto Ramos apresentando o Programa Eficiência na Semana de Administração da UFCA, em outubro de 2023.
Foto: arquivo pessoal

Conforme o professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA) Roberto Ramos, coordenador geral do projeto de implantação do PTT-Cariri, o Ledis, no âmbito da iniciativa, objetiva compreender questões relacionadas à gestão e o Code, por sua vez, contribui na elaboração de sistemas de dados e automatização de processos. O professor Thiago Bessa ressalta que o PTT-Cariri pode se tornar um excelente laboratório de pesquisas, em temas como Análise de Tráfego e Monitoramento de Segurança. Destacando ainda a atuação do PTT-Cariri dentro do Programa Eficiência, professor Roberto Ramos explica que a ideia deste último é desenvolver projetos que ligam a Administração à Computação em diversos âmbitos, seja no setor público ou no privado. Um dos primeiros projetos desse programa, por exemplo, ocorre em parceria com a prefeitura de Juazeiro do Norte e visa melhorar a gestão do município por meio da análise de dados.

O que muda com o PTT-Cariri?

Como já dito, a internet é uma rede complexa, com espécies de “estradas” entre os locais onde os diversos conteúdos são publicados (os chamados servidores) e o equipamento do usuário final (endereço). Esses conteúdos são enviados aos usuários, por essas “estradas”, em formato de pacotes de dados. Ao envio desses pacotes, é dado o nome de “roteamento”. Para tornar esse envio de dados mais rápido, alguns servidores enviam seus dados para locais de roteamento unificado, que funcionam como “pontes” entre as estradas usadas pelos servidores e os usuários finais. A essas pontes, foi dado o nome de “Sistemas Autônomos (ASs)”.

É por meio desses sistemas autônomos que os pacotes de dados “percorrem” a internet, até chegarem ao endereço final – o chamado Protocolo de Internet (IP). Cada AS controla um conjunto específico de endereços de IPs. Ocorre que, para acessar determinados IPs, é necessário alcançar seu AS controlador, que nem sempre está próximo (geográfica ou virtualmente) do servidor de origem dos dados. Assim, para acessar, a partir do Cariri, determinados sites de grande interesse do público local, é preciso acessar ASs em Fortaleza ou em São Paulo, por exemplo. Isso aumenta o “caminho”, dentro da internet, entre o servidor que hospeda o conteúdo e o usuário final. Além disso, em consequência desse caminho maior, a latência (atraso na troca de informação) também aumenta. O Cariri, no sul do Ceará – a cerca de 600 km de distância da capital, Fortaleza –, dispõe de 35 ASs.

O Projeto de Troca de Tráfego que será instalado na UFCA conectará, inicialmente, os ASs presentes na região. Finalmente, espera-se que a implantação do PTT no Cariri resolva esse atraso na troca de informações e possibilite que servidores em outros estados (como Paraíba, Pernambuco e Piauí) também sejam positivamente impactados. O PTT-Cariri também vai proporcionar redução de custos para todos esses Sistemas Autônomos que hoje precisam pagar para alcançar o IX-Fortaleza ou IX-São Paulo.

Thiago Bessa durante apresentação do PTT-Cariri, realizada em 9 de dezembro de 2022, no Auditório Beata Maria de Araújo, no campus Juazeiro do Norte. Foto: PTT-Cariri/Divulgação

Dentre as melhorias advindas da instalação de um PTT no Cariri, professor Thiago Bessa destaca o melhor desempenho de rede, o estímulo ao desenvolvimento tecnológico e à inovação, o apoio a pesquisas acadêmicas e o fomento ao Empreendedorismo Digital.

Grupo Técnico de Trabalho e Emenda Parlamentar

Em dezembro de 2022, antes do início da elaboração do plano de trabalho do PTT-Cariri, o projeto foi apresentado para um grupo de provedores de internet da região do Cariri. Depois disso, foi criado um Grupo Técnico de Trabalho (GTT). Esse grupo inclui representantes da Reitoria da UFCA, de professores do Curso de Ciência da Computação, técnicos da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/UFCA) e do Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo (Crie), como também de provedores de internet que atuam no Cariri.

Sobre a participação dos provedores de internet da região no projeto, Thiago Bessa afirma que eles são parceiros fundamentais: “[Os provedores de internet] vão conectar suas fibras óticas ao PTT e então promover o tráfego, além de manter financeiramente as pesquisas científicas que serão ali desenvolvidas com bolsas para os alunos e pesquisadores, além de manter a manutenção e atualização dos equipamentos”, destacou.

Os passos seguintes à criação do GTT incluíram estudos para viabilização técnica e financeira do projeto, assim como a busca ativa por parceiros. Nesse sentido, os valores que serão usados pelo projeto foram direcionados para a UFCA por meio de emendas parlamentares (alterações no projeto de Lei Orçamentária Anual, por parte do Congresso Nacional, que acrescentam, suprimem ou modificam determinados itens do texto, ou seja: valores a serem repassados a instituições específicas, para fins previamente definidos).

Professor Roberto Ramos explica que a emenda parlamentar para o PTT-Cariri, de R$ 250 mil, foi destinada pelo deputado estadual Fernando Santana. O projeto recebeu o nome do avô do parlamentar, Lourival Santana. “Esse valor vai ser usado para comprar equipamentos que ficarão instalados no data center da UFCA. Esses equipamentos servirão para conectar os provedores de internet da região, promovendo uma maior rapidez de internet no Cariri”, afirmou Roberto.

Parceiros do PTT-Cariri

Atualmente o projeto tem apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); da Prefeitura de Barbalha; e da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Astef). Os parceiros do projeto também contribuirão com um valor mensal para manter a infraestrutura necessária funcionando. Espera-se ainda que o projeto possa ser replicado por outras universidades do país, por meio de termos de cooperação técnica e transferência de conhecimento, apoiados pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) – vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA).

Serviço
Gabinete da Reitoria
atendimento.gabinete@ufca.edu.br

Fonte: Ufca