UFC – Equipe do projeto GEEON apresenta à Reitoria atividades de pesquisa e extensão

A equipe do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON), projeto extensionista vinculado ao Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina, reuniu-se hoje (12) com o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida. O objetivo do encontro foi apresentar as principais atividades de pesquisa e extensão do grupo, bem como levar atualizações sobre dois projetos, em andamento desde 2021, aprovados e financiados via Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), do Ministério da Saúde.

A reunião foi aberta com exposição da pró-reitora-adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação, Profª Claudia do Ó Pessoa, coordenadora do Laboratório de Oncologia Experimental (LOE) do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) e parceira do GEEON.

Da esquerda para a direita: Eliane Montenegro (GEEON), Valbert Filho (estudante da Liga de Mastologia – UFC), Karine Bessa (GEEON), Prof. Custódio Almeida (reitor), Prof. Luiz Porto (coordenador do GEEON) e Flávia Rejane (GEEON). (Foto: Álvaro Graça Jr./ UFC Informa)

“Em 2020, participamos do edital do PRONON e, dentre cerca de 300 projetos inscritos, foram contemplados dois que surgiram a partir da experiência clínica do GEEON e de sua aproximação com outros laboratórios, como o LOE e o Laboratório de Citogenômica do Câncer, também do NPDM”, explicou. O foco das duas pesquisas foi mapear e acompanhar mulheres quilombolas que apresentavam tipos agressivos de câncer e identificar novos biomarcadores de leucemia mieloide aguda e de síndrome mielodisplásica. Coordenadas pelos professores Prof. Ronald Feitosa e Cláudia do Ó, os estudos juntos receberam quase R$ 10 milhões para seu desenvolvimento. Foram também os únicos projetos oriundos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste aprovados no referido edital.

O Prof. Luiz Porto, fundador do GEEON, relatou que o grupo, criado em 1992, começou suas atividades em um espaço de menos de 30 m², com equipe mínima e participação voluntária de pesquisadores e estudantes. Apesar do difícil começo, foram feitos esforços no sentido de melhorar a estrutura de atendimento – que hoje soma 1.003,52 m² de área – e de trazer novas ferramentas de diagnóstico para as pacientes.

Imagem: Sentados à mesa, no Gabinete da Reitoria, o reitor Custódio Almeida recebe equipe do GEEON junto a outros representantes da administração superior. (Foto: Álvaro Graça Jr./ UFC Informa)
Reunião da Reitoria com GEEON pautou atividades de pesquisa e extensão do grupo, além de dois projetos em curso, contemplados em edital nacional. (Foto: Álvaro Graça Jr./ UFC Informa)

“No início dos anos 2000, fomos pioneiros no Brasil na utilização de marcadores naturais para aplicar a técnica conhecida como ‘linfonodo sentinela’ [método que identifica metástase do câncer de mama para as axilas por meio da análise do primeiro linfonodo a ser atingido pela neoplasia]. Fui, à época, fazer a formação em Chicago, nos Estados Unidos”, relembra Porto, acrescentando que o GEEON hoje possui papel primordial entre os centros de diagnóstico em câncer de mama do Estado do Ceará.

Entre os achados dos dois projetos aprovados no PRONON, além de evidências de o porquê de certas comunidades quilombolas do Ceará terem prevalência tão grande de cânceres mamários agressivos, estarão mapeamentos e estudos feitos em mais de 50 municípios do Ceará, que poderão ajudar a saúde pública a traçar estratégicas para lidar com mutações genéticas que tornam certas populações mais vulneráveis às doenças oncológicas.

O Prof. Custódio Almeida conversou ainda com a equipe sobre o planejamento de atividades do GEEON para um futuro próximo, as demandas estruturais e de recursos humanos, bem como sua interação com as unidades de saúde do Complexo Hospitalar cogerido pela UFC e pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). “Será um prazer visitar, em breve, a sede do GEEON, conhecer mais de perto o trabalho e acompanhar o toque do sino pelas pacientes [tradição do grupo que marca o término do tratamento]”, afirmou o reitor.

Além do reitor, da pró-reitora-adjunta e do coordenador do GEEON, a reunião contou com a presença do assessor especial do Gabinete da Reitoria, Prof. Ciro Nogueira; de Karine Bessa, coordenadora financeira do GEEON; de Flávia Rejane e Eliane Montenegro, colaboradoras administrativas do GEEON; Valbert Filho, membro da Liga de Mastologia da Faculdade de Medicina da UFC; e de Sarah Sant’anna, pós-doutoranda em Farmacologia pela UFC.

Gabinete da Reitoria – e-mail: greitor@ufc.br  

Fonte: UFE