UFPel institui Comissão Universitária da Verdade

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) anunciou a composição da Comissão Universitária da Verdade, na manhã de terça-feira (09). O grupo, formado por treze integrantes da Instituição, tem por objetivo principal investigar as violações dos direitos humanos que ocorreram dentro das instituições universitárias durante o período da ditadura militar no Brasil.

Além das investigações dos direitos humanos, a Comissão busca promover a memória e a verdade histórica sobre os eventos ocorridos com professores, estudantes e servidores das universidades, visando a reconciliação nacional e a instauração sólida da justiça e democracia no país.

Segundo a reitora da Universidade, Isabela Fernandes Andrade, desde de 2013 a UFPel era questionada a respeito da instalação de uma Comissão da Verdade na Instituição. Apesar dos apelos para a criação, somente na gestão de Isabela que o assunto foi tratado com a devida seriedade e destaque que merece. “É fundamental investigar as violações dos direitos humanos que ocorreram no contexto das instituições de ensino superior durante o período da ditadura militar”, afirma Isabela. A reitora também relembrou que em maio de 2023 foi instalada uma Comissão para implementação de Medidas de Memória, Verdade e Justiça, presidida pelo professor Carlos Gallo. Os resultados dessa Comissão foram apresentados ao Conselho Superior da UFPel e foram determinantes para a cassação de títulos concedidos durante o período da ditadura militar.

A nova Comissão também será presidida pelo professor Carlos Gallo e terá o prazo inicial de trabalho de um ano, com foco na apresentação de resultados.

Fonte: UFPeL