Serão 25 vagas anuais totais em Curitibanos, no Oeste de Santa Catarina, a partir de janeiro de 2025. Hoje, instituição oferece curso, que é o mais procurado entre os candidatos, em Florianópolis e Araranguá.
Por Sofia Mayer
O Ministério da Educação (MEC) autorizou a criação do curso de medicina na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o mais procurado da instituição, também em Curitibanos, no Oeste do estado. O município tem 40 mil habitantes.
Serão 25 vagas anuais totais a partir de janeiro de 2025. Hoje, a instituição oferece vagas em Florianópolis e em Araranguá, no Sul catarinense, a cerca de 219 km da capital.
Mesmo antes da assinatura da portaria, que ocorreu na segunda-feira (15), durante o 2º Encontro de Lideranças Municipalistas Catarinenses, o MEC já havia confirmado em janeiro a criação da nova graduação.
À época, o diretor do campus, Juliano Gil Nunes Wendt, afirmou que a abertura do novo curso seria uma conquista para toda a região.
“A gente entende que, com a vinda desse curso, além dos já oferecidos, a UFSC demonstra para toda a sociedade o seu comprometimento com a interiorização de um estudo público, gratuito e de qualidade”, avaliou.
Segundo o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM/SC), 16 novas faculdades de medicina foram criadas no estado desde os anos 90.
Atualmente, conforme o órgão, são ofertadas 1.260 vagas por ano, sendo 1.060 na rede privada e 200 em universidades públicas. O que resulta em uma escola médica para cada grupo de 400 mil habitantes no estado.
A UFSC ofereceu 160 vagas de ingresso para os cursos de medicina em Florianópolis e Araranguá em 2024 pelo Vestibular Unificado e pelo SiSU. Pelo vestibular, a relação de candidato por vaga era de 54.10 e 79.34, respectivamente.
Fonte: G1