Andifes faz homenagem aos vencedores do 4º prêmio de audiovisual

Com a participação de reitores e reitoras das universidades federais, a Andifes realizou a entrega simbólica dos certificados aos alunos vencedores do 4º Concurso Audiovisual, na quinta-feira, 25 de abril, na sede da entidade, em Brasília.

Andifes realiza entrega simbólica dos certificados aos alunos vencedores do 4º Concurso Audiovisual – crédito: Divulgação

Sob o tema “universidades no combate à desinformação e na defesa da democracia”, a premiação foi entregue, no formato remoto, aos vencedores Ana Beatriz Vasconcelos Martins, da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1º lugar; a Glauber Armando Beltrão dos Santos, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), em 2º lugar; e a Lucas Vincenzi Zacaria, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), em 3º lugar.

A presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão Moura (UnB), parabenizou os vencedores e destacou a importância da iniciativa para valorização das universidades federais no combate à circulação de notícias falsas (fake news) e fortalecimento da democracia brasileira.

Reitor Custódio Luís Silva de Almeida (UFC) faz homenagem à estudante Ana Beatriz Vasconcelos Martins – crédito: Divulgação  

Em seguida, os dirigentes parabenizaram os vencedores das respectivas instituições. O reitor Custódio Luís Silva de Almeida (UFC) fez uma homenagem à estudante Ana Beatriz Vasconcelos Martins e destacou a importância do tema abordado no concurso. “Temos a alegria de ver a Beatriz em primeiro lugar e, ao mesmo tempo, representando o campus Quixadá, no sertão do Ceará. Essa é uma prova de que estamos dando certo no processo da educação”, disse.

Na mesma linha, o reitor João Paulo Sales Macedo (UFDPar) homenageou a posição de Glauber Armando Beltrão dos Santos, na premiação, e enalteceu o tema do Concurso Audiovisual da Andifes.

Reitor João Paulo Sales Macedo (UFDPar) faz homenagem a Glauber Armando Beltrão dos Santoscrédito: Divulgação

“Isso fortalece a nossa democracia, valoriza a ciência e o trabalho das universidades federais. Que possamos avançar, sempre, em defesa da democracia e do trabalho contra a desinformação”, destacou.

Por fim, a reitora Lucia Campos Pellanda (UFCSPA) elogiou a posição do estudante Lucas Vincenzi Zacaria e disse que o combate à desinformação é extremamente importante e necessário na área da saúde, principalmente.

Reitora Lucia Campos Pellanda elogia estudante Lucas Vincenzi Zacaria – crédito: Divulgação



Tambem vice-presidente da Andifes, a reitora, nesse caso, lembrou da onda de fake news no período da pandemia de covid-19, principalmente sobre os efeitos colaterais da vacina. 

Já a secretaria-executiva da Andifes, Lívia Leite, ao anunciar os nomes dos vencedores, destacou a qualidade dos trabalhos e o empenho dos estudantes para atender às exigências do edital da premiação.