Pesquisadores CEFET-MG estudam detecção rápida dos grandes incêndios florestais

A parceria do CEFET-MG com a Universidade da Flórida busca discussões sobre pesquisas colaborativas, oportunidades de desenvolvimento e intercâmbio de professores e estudantes

Cenário de incêndio florestal – crédito: Divulgação

O acordo de cooperação do CEFET-MG com a Universidade da Flórida (UF), nos Estados Unidos, proporcionou aos pesquisadores do Laboratório de Transitórios Eletromagnéticos do Departamento de Engenharia Elétrica do campus Nova Gameleira (LABTEM) apresentação das contribuições recentes das suas pesquisas em evento internacional. O professor Miguel de Brito, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica do CEFET-MG, e o professor Listz Simões, coordenador da equipe de robótica Trincabotz, participaram, em janeiro, de um workshop de relevância científica sediado pela NASA, em Houston, Texas. O evento se concentrou em pesquisas aplicadas para resolução de problemas em computação de alto desempenho de dispositivos embarcados.

O projeto possui a participação do CEFET-MG, da Universidade da Flórida (University of Florida), da Universidade Nacional da Austrália (Australian National University) e da companhia norte-americana Fire Neural Network. Os professores estão trabalhando com o desenvolvimento de tecnologias para detecção rápida dos grandes incêndios florestais causados por raios, muito comuns em diversos estados norte-americanos (tais como Califórnia e Flórida), no Canadá e na Austrália. Usualmente, a detecção desses incêndios ocorre horas (ou mesmo dias) após a sua iniciação, quando áreas muito extensas já foram queimadas. Isso ocasiona morte de pessoas e animais, além de provocar o desmatamento intenso, implicando a emissão de quantidades significativas de carbono, que é o principal responsável pelo efeito estufa.

Segundo os professores Listz e Miguel, a grande contribuição do projeto é o desenvolvimento de tecnologia para permitir a detecção rápida desses eventos, em menos de um minuto, o que possibilita a mobilização imediata de equipes de brigadistas para controle dos incêndios no estágio inicial. Uma das principais estratégias computacionais para tratamento dos dados de raios e para a detecção da ocorrência eventos potencialmente causadores de incêndios florestais foi publicada pelos professores do DEE recentemente na revista Electric Power System Research, no artigo “Application of the Z-transform on the deconvolution of lightning electric field waveforms obtained from single-station measurements” (https://doi.org/10.1016/j.epsr.2024.110213).

A parceria entre as instituições busca discussões sobre pesquisas colaborativas, oportunidades de desenvolvimento e intercâmbio de professores e estudantes, compartilhamento de experiências, de publicações acadêmicas e de relatórios e organização conjunta de eventos.

Fonte: CEFET-MG