O Colégio de Pró-reitores de Extensão das universidades federais (COEX) da Andifes realizou um amplo debate sobre políticas públicas voltadas para o desenvolvimento agrário, agricultura familiar e hospitais universitários – na última reunião do órgão realizada na semana de 2 e 3 de maio, na sede da Andifes, em Brasília.

O coordenador do COEX e pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Hélder Eterno da Silveira, analisou o encontro e destacou o avanço do diálogo com órgãos do governo para o fortalecimento dos projetos de extensão e sobre como as universidades federais podem ampliar as ações de apoio aos programas sociais nacionais.
Sob essa ótica, ele destacou a participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), representado pela diretora de Inovação para Produção Familiar e Transição Agroecológica, Vivian Libório de Almeida, que falou sobre a importância de projetos de extensão no campo da economia solidária e na agricultura familiar na perspectiva de valorização da pequena produção agrícola e do pessoal que atua na área, sobretudo nas pequenas propriedades rurais.
O coordenador do COEX considerou necessária a consolidação da extensão universitária, uma vez que o conhecimento e a tecnologia produzidos pelas universidades federais são potencializados quando são transferidos para os diferentes setores da sociedade, gerando novas tecnologias, metodologias e estratégias no campo, por exemplo.

O pró-reitor avaliou ainda eventuais impactos das mudanças climáticas na segurança alimentar e acrescentou que a atividade agrícola deve ser ancorada ao desenvolvimento e preservação ambiental e que, nesse caso, a ciência deve nortear as melhores práticas no campo. “Essa discussão se dá no campo científico, das práticas de pesquisa e de extensão”, acrescentou.
Outro ponto que marcou a reunião do COEX foi o debate sobre editais e mecanismos de fomento à extensão universitária, com a participação de Julio César Piffero de Siqueira, coordenador-Geral da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e de Juana Nunes Pereira, do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Extensão nos hospitais universitários
Outra riquíssima discussão do COEX, na observação do pró-reitor Hélder Eterno da Silveira, girou em torno das ações de extensão nos hospitais universitários, na mesa-redonda mediada por Olga Regina Cardoso (UFSC), com as participações do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, e da titular da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde, Flávia do Bonsucesso Teixeira.
Hélder Eterno da Silveira destacou ainda a palestra da secretária-executiva da Andifes, Livia Leite, que traçou um panorama sobre os cursos de extensão das universidades federais e destacou a importância da implementação de sistemas que possam mapear todos os dados e prover a Andifes com informações que possam pautar o governo com propostas mais estratégias para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
O coordenador do COEX entende que, entre outros pontos, esses dados seriam fundamentais para apoiar eventuais demandas do Tribunal de Contas da União (TCU) no acompanhamento da atuação das universidades federais.
“Isso mostra que nós, dos colégios e de fóruns da Andifes, precisamos subsidiar os reitores e à diretoria executiva da entidade também sobre esses pontos”, afirmou.