UFU – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia-Saúde Oral e Odontologia comanda capacitação de profissionais de saúde bucal para atuação em escolas

Ação do instituto, sediado na Universidade Federal de Uberlândia, faz parte do Programa Saúde na Escola, que visa integrar saúde e educação

Ação de profissionais na Escola Estadual Dr. Duarte Pimentel de Ulhoa, em Uberlândia
Ação de profissionais na Escola Estadual Dr. Duarte Pimentel de Ulhoa, em Uberlândia. (Fotos: Carlos Soares)

A Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde promoveu, neste mês de abril, o curso “Qualificação das equipes de Saúde Bucal no Programa Saúde na Escola (PSE)”. Trata-se de uma vídeoaula voltada para treinamento de todos os profissionais da Rede de Atenção à Saúde que atuam no PSE. Esta ação busca fortalecer o cuidado em saúde oral nas escolas por meio da educação, com estratégias de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal.

A capacitação foi comandada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia-Saúde Oral e Odontologia (INCT-Saúde Oral e Odontologia) – que possui sede na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – e contou com parcerias das faculdades de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além da Associação Brasileira de Odontopediatria (Aboped). O curso foi coordenado pelo professor Carlos Soares, coordenador do INCT-Saúde Oral e Odontologia. 

Para o lançamento do curso, foi realizada uma transmissão ao vivo – veja, no vídeo abaixo -,com participação da coordenadora de Saúde Bucal, Doralice Severo da Cruz, e da diretora do Departamento de Estratégias e Políticas de Saúde Comunitária, Evellin Bezerra da Silva. As gravações do curso ocorreram na Escola Estadual Dr. Duarte Pimentel de Ulhoa, em Uberlândia. 

Live de abertura do curso Saúde Bucal no PSE

A capacitação destes profissionais no Programa Saúde da Escola busca integrar a educação com a saúde. Com isso, os profissionais atuantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão às escolas matriculadas no PSE de todo o país para promover ações visando o bem-estar no geral. Dentre os trabalhos desenvolvidos, estão orientações sobre escovação, uso de fio dental e alimentação adequada. Além destas ações, o curso busca fazer a avaliação da saúde bucal das crianças e classificá-las quanto ao risco. Aquelas que possuírem uma necessidade de tratamento maior serão encaminhadas para as Unidades Básicas de Saúde.

Além disso, a capacitação busca preparar os profissionais para realizarem tratamentos restauradores no ambiente escolar, em caso da identificação de dentes cariados e com cavidade aberta, O procedimento adotado é o Tratamento Restaurador Atraumático, que é menos invasivo no combate às cáries. 

O Programa Saúde na Escola procura integrar saúde e educação; com isso, promovendo melhorias na qualidade de vida da população do país. O projeto também tem como objetivo enfrentar problemas que possam interferir no desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Para tal, são desenvolvidas ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

Crianças sentadas no chão, acompanhando apresentação da equipe do projeto

Dentre os trabalhos desenvolvidos, estão orientações sobre escovação, uso de fio dental e alimentação adequada

Fonte: UFU