UFPE – Plano Diretor Físico Hospitalar do HC é apresentado aos gestores e lideranças

Elaborado pelo Unops, escritório de projetos da ONU, o PDFH é uma valiosa ferramenta de planejamento para organização de espaços no hospital

1.png
Plano Diretor Físico Hospitalar (PDFH) do Hospital das Clínicas (HC-UFPE) é apresentado aos gestores e lideranças – crédito: Divulgação

Projeto piloto na Rede Ebserh, o Plano Diretor Físico Hospitalar (PDFH) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE) foi apresentado aos seus gestores e lideranças, na manhã da última sexta-feira (3), durante o Café com o Superintendente, evento bimestral que estreita a comunicação entre a alta gestão e a comunidade hospitalar.

O PDFH é fruto da parceria entre a Ebserh e o Unops, escritório da ONU especializado em gestão de projetos e infraestrutura. 

Excepcionalmente, essa edição do Café com o Superintendente foi realizada de forma híbrida: on-line (com a apresentação do PDFH feita pelos profissionais da Unops e do consórcio de empresas envolvidas na sua construção) e presencial, no anfiteatro 1, com grande participação da comunidade.

Construído a partir de visitas técnicas ao HC e em reuniões com gestores do hospital e da Ebserh, o documento faz prognósticos para a expansão de forma organizada, estruturada e sustentável do hospital. Baseado nas demandas e prioridades do Planejamento Estratégico da Ebserh, o PDFH contempla reformas, readequações e a construção de três outros prédios no terreno do HC no valor estimado de R$ 305 milhões.

O superintendente substituto do HC, Wagner Cordeiro, destacou a importância do PDFH. “Essa é uma construção coletiva que possibilitará a transformação do HC. Daqui a 10 anos, vamos ver como foi importante esse dia de hoje e como foi importante estar nesse projeto piloto da Ebserh iniciado em 2021. Quero agradecer a todos que compraram essa ideia aqui no HC, na Ebserh, no Unops e no consórcio das empresas participantes”, explicou o gestor. Ele lembrou o fato de o HC ser o hospital federal com maior quantidade de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

No anfiteatro 1, estavam presentes os gerentes de Ensino e Pesquisa, Claudia Marques; o Administrativo substituto, José Lamartine; e o de Atenção à Saúde, Glauber Leitão, além da arquiteta Flávia Goes, do Setor de Infraestrutura; e o superintendente licenciado Filipe Carrilho.  Todos destacaram em suas falas o tamanho do desafio da construção coletiva de um Plano Diretor.

“Mesmo de licença, eu precisava vir para ver o impossível se concretizar e estar nessa apresentação. O fruto começa a ser colhido e contamos com todos para a sensibilização para as readequações mudanças que serão necessárias”, comentou Filipe Carrilho.

Na apresentação on-line, representantes do Unops e do consórcio formado pelas três empresas participantes detalharam o PDFH e salientaram o engajamento de todos  na parceria com a Ebserh e com o HC-UFPE. O plano contém um cronograma escalonado que abarca as prioridades dos serviços a serem feitos, o fluxo de intervenções, as obras predecessoras e as que devem ser realizadas conjuntamente e prazos, entre outras. 

O chefe de Serviço de Manutenção Predial, Projetos e Obras da Ebserh, Thiago Betiati, ressaltou a qualidade do material produzido. “Esse é um dia especial para a Ebserh, quando recebemos o primeiro PDFH de um hospital da Rede e teremos o manual (para elaboração do PDFH) que servirá de base para toda a Rede. Foi um trabalho complexo, mas possível graças ao comprometimento de todos que entregaram um planejamento consolidado e bem executado”, afirmou.     

A parceria entre Ebserh e Unops inclui a elaboração de manuais técnicos com orientações padronizadas para toda a Rede Ebserh. Os documentos contemplam diversos aspectos, desde questões físicas, técnicas e operacionais, passando por diretrizes relativas à assistência dada à população e ao ensino dos estudantes das áreas de saúde. Essas diretrizes serão usadas por técnicos de toda a Rede Ebserh, que serão capacitados para aplicar a metodologia em seus hospitais.

Fonte: HC-UFPE