Andifes trata sobre atuação das universidades federais nas enchentes do Rio Grande do Sul com o MEC

Da direita para esquerda, reitora Márcia Abrahão Moura (UuB), Alexandre Brasil (SESu) e reitor José Daniel Diniz (UFRN) – crédito: Divulgação

A Diretoria da Andifes, representada pela presidente, reitora Márcia Abrahão Moura (UnB), e pelo vice-presidente, reitor José Daniel Diniz (UFRN), conversou com o secretário de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC), Alexandre Brasil, sobre o impacto da tragédia climática no Rio Grande do Sul no funcionamento das seis universidades federais gaúchas, além do trabalho conduzido por essas instituições para ajudar a população local.

“Apresentamos informações que demonstram a brilhante atuação de cada uma das seis instituições em socorro à população atingida pelas chuvas. Salientamos a urgência de reforço orçamentário emergencial e tivemos do secretário um retorno muito positivo”, detalhou a reitora.

Mesmo diante de limitação orçamentária e da necessidade de socorro à própria comunidade acadêmica, as universidades federais do Sul estão trabalhando na linha de frente da crise climática, garantindo, entre várias outras ações, o fornecimento de alimentos, atenção emergencial à saúde humana e a de animais.

Diretoria da Andifes em reunião na SESu – crédito: Divulgação

 “As universidades também estão garantindo o acolhimento de desabrigados, o fornecimento de transporte para resgates e divulgação de informações confiáveis de utilidade pública, além do assessoramento técnico ao poder público, com base em pesquisas científicas de alto nível desenvolvidas há décadas”, acrescentou a presidente da Andifes.

A Diretoria da Andifes apresentou proposta dos reitores das instituições gaúchas para que o Rio Grande do Sul seja dotado de estrutura federal, com capacidade de antecipação e de planejamento de ações estratégicas sobre os eventos extremos do clima. A orientação é de que o governo aproveite o conhecimento que as universidades federais da região Sul do País têm sobre as condições climáticas da região.

A Andifes encaminhará, ainda nesta semana, as ações prioritárias apresentadas pelas universidades federais gaúchas, de forma consolidada, à SESu, para que a pasta dê os devidos encaminhamentos e providências as essas iniciativas. 

Alexandre Basil informou que, na sexta-feira, 10, o MEC informará à Casa Civil sobre as necessidades de recursos das instituições e que serão avaliados os procedimentos de destinação dos valores adicionais.

A Andifes, por fim, pediu atenção à transformação dos Centros Federal de Educação Tecnológica (Cefets) em universidades tecnológicas. O tema será tratado pela SESu com Marcelo Bregagnoli, secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do MEC.