Universidades federais participam da Conferência e Expo Anual NAFSA 2024

Delegação brasileira presente na NAFSA 2024 – imagem: Divulgação

Representantes de 11 universidades federais participaram da 76ª Conferência Anual da organização International Association of Educators (NAFSA): Conferência e Expo Anual NAFSA 2024, o maior evento anual de educação superior internacional do mundo, que se realizou entre 28 e 31 de maio, em Nova Orleans, nos Estados Unidos. O tema central este ano foi “Resiliência. Renovação. Comunidade”.

Coordenadora do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES) da Andifes, Renata Moraes Bielemann (UFPel), também coordenadora de Relações Internacionais (RI) da UFPel, destacou a importância da presença das universidades federais na conferência que, tradicionalmente, reúne mais de 10 mil pessoas e que discute as principais pautas sobre internacionalização da educação superior. Entre as quais, política de inclusão, desafios migratórios, tratativas sobre metas de desenvolvimento sustentável e equidade de gênero. 

“Além de discutir esses temas transversais, o evento representa importante janela de oportunidades para as universidades federais. São realizadas reuniões bilaterais entre as diferentes universidades com a finalidade de estimular colaborações científicas, financiamento a projetos e mobilidade acadêmica de docentes, de gestores e de estudantes”, disse Renata.

Na avaliação da especialista de RI da UFPel, a conferência também é um importante instrumento de divulgação da ciência produzida pelas universidades federais, além de servir para ampliar a visibilidade das instituições que conseguem participar dos debates.

Conforme o Ministério da Educação (MEC), que também participou da 76ª Conferência Anual da NAFSA, o debate se propôs a ser uma plataforma para vozes globais que trabalham juntas a fim de promover a resiliência, apoiar a renovação e construir uma comunidade. Educadores internacionais de todo o mundo se reuniram para descobrir as mais recentes inovações, novas estratégias e melhores práticas.   

No evento, o Brasil contou com o estande “Study and Research in Brazil”, um espaço de divulgação da educação superior brasileira. Participaram dele 32 instituições de educação superior e foram promovidas diversas reuniões de trabalho e demais atividades de promoção do Brasil como destino para educação e pesquisa de alta qualidade.

O espaço na conferência ocorreu pela parceria entre o MEC — pela Secretaria de Educação Superior (SESu) —, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e associações brasileiras de internacionalização da educação superior, assim como ocorreu em 2023, em Washington, nos Estados Unidos. 

Para a diretora de Políticas e Programas de Educação Superior da SESu, Ana Lúcia Pereira, que representou o MEC, a participação das instituições brasileiras, no evento, mostra o  empenho do órgão para promover a cooperação internacional; conhecer e trocar experiências sobre a educação superior com diferentes países de diferentes continentes; e apoiar as diversas iniciativas que as instituições de ensino superior estão desenvolvendo no País, que estão diretamente ligadas ao tema do evento. 

Também marcaram presença na conferência Rui Oppermann, diretor de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia vinculada ao MEC; e a coordenadora-geral de Comunicação Social, Isabela Pimentel.

A agenda contou com reuniões entre a comitiva brasileira e delegações de diversos países, entre outras atividades da conferência. Além disso, a delegação participou do Fórum América Latina e Caribe (LAC Forum), no qual Rui Oppermann falou sobre o tema “Sustentabilidade e Internacionalização na América Latina e no Caribe: perspectivas, práticas e oportunidades”.  

A presença das instituições brasileiras na Conferência e Expo Anual NAFSA 2024 foi importante para divulgar a educação superior do Brasil, estabelecer novas parcerias e reforçar o compromisso com a internacionalização da educação superior brasileira. 

NAFSA – A Associação de Educadores Internacionais é a maior associação do mundo dedicada à educação e ao intercâmbio internacional. Já a Conferência Anual e Expo da NAFSA é o maior evento internacional de educação do mundo. Com a participação de mais de 100 países, a Exposição Internacional de Educação na conferência anual traz à comunidade mais de 400 instituições, organizações e prestadores de serviços de todo o mundo que apresentam diversos e inovadores programas, produtos e serviços os quais promovem o futuro da educação e do intercâmbio internacional.

(Com informações do MEC e da SESu)