UFRN investe em pesquisa que otimiza desempenho e consumo de energia

Trabalho dos pesquisadores Samuel Xavier, coordenador do Núcleo de Processamento de Alto Desempenho (NPAD), e Janaina Schwarzrock, doutora em Ciência da Computação, estuda a integração de técnicas relacionadas à operação do software no hardware para otimizar desempenho e consumo de energia de aplicações paralelas.

Os resultados foram apresentados pelo professor Samuel durante o 38º IEEE International Parallel & Distributed Processing Symposium (IPDPS), evento que ocorreu em São Francisco, na Califórnia (EUA), na última semana de maio.

A pesquisa, em formato de pôster, foi apresentada por Samuel Xavier – Foto: Arquivo pessoal

Janaina explica que há um crescente consumo de energia nas aplicações de alto desempenho. A forma como uma aplicação paralela é executada em uma máquina influencia no desempenho e no consumo energético. A pesquisa apresentada no evento construiu um framework para integrar técnicas que buscam a melhor forma de executar uma aplicação para obter desempenho e consumo de energia. “A ideia desse framework é tanto para ajustar a quantidade de paralelismo quanto para ajustar a forma como as threads são distribuídas aos núcleos de processamento e a forma como os dados são colocados na memória”, explica a pesquisadora.

Janaina também aponta que uma das motivações para a realização do trabalho está na quantidade de paralelismo e mapeamento de threads e de dados, que não têm uma configuração única que seja ótima para todas as aplicações. “A gente viu que dependendo da aplicação, do tamanho de entrada e da máquina utilizada para execução, as aplicações variam de qual ela se beneficia mais”, explicou. Em uma avaliação feita com diversas aplicações, entre elas as aplicações científicas, como álgebra linear e dinâmica de fluídos, o framework conseguiu otimizar em 14% o desempenho e 24% a economia de energia, em média, apresentando bons resultados.

Alinhado ao Laboratory of Parallel Architectures for Signal Processing (LAPPS), o trabalho foi desenvolvido ao longo de quatro anos, baseado em  experimentos para explorar a margem de otimização e estudos de técnicas já propostas na literatura. De acordo com Janaína, ainda existem algumas limitações, mas futuras aplicações serão executadas com novos maquinários do NPAD para submeter o trabalho para uma revista. A pesquisa, cujo título é Integration Framework for Online Thread Throttling with Thread and Page Mapping on NUMA Systems, foi financiada pelo projeto Projeto da Universal: Novas metodologias de análise e perfilamento de escalabilidade paralela para projeto e operação de aplicações de alto desempenho, coordenado por Samuel.

O IPDPS ocorre todos os anos e recebe engenheiros e cientistas de todo o mundo para compartilhar pesquisas sobre computação paralela e distribuída. A conferência é um dos principais eventos na área de computação paralela.

Fonte: UFRN