Andifes apresenta proposta do Centro Integrado para Previsão e Mitigação de Impactos à ministra Luciana Santos

Reitores e reitoras apresentam proposta de criação do Centro Sul Brasileiro para Previsão e Mitigação de Impactos de Eventos Extremos e Mudanças Climáticas – imagem: Divulgação

As reitoras e os reitores das universidades federais do Rio Grande do Sul apresentaram propostas para reconstrução do estado à ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, em encontro, na sexta-feira, 21 de junho, na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), onde a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) lançou o edital para apoio financeiro à recuperação emergencial de equipamentos e ambientes de pesquisa na região.

Na ocasião, a vice-presidente da Andifes e reitora da UFCSPA, Lucia Campos Pellanda, aproveitou para falar sobre necessidade de criação do Centro Sul Brasileiro para Previsão e Mitigação de Impactos de Eventos Extremos e Mudanças Climáticas, com intuito de prevenir fenômenos climáticos do Sul do País e de todo o Brasil.

A proposta, liderada pela Andifes e construída em parceria com o Fórum das Universidades Públicas e dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul (Foripes-RS), foi encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) e ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), além do MCTI.

Segundo a reitora da UFCSPA, a ministra demonstrou interesse pela proposta e propôs montar um grupo de trabalho, imediatamente, para fazer o desenho desse projeto.

Reitora Luciana Pellanda e Ministro Paulo Pimentafoto: Luciano Junqueira/Ascom UFCSPA

O entendimento dos reitores e reitoras é de que as universidades gaúchas possuem diversos cursos de graduação e de pós-graduação, quadro técnico de profissionais (docentes e servidores técnicos-administrativos), um parque de equipamentos que já monitora e faz previsões do tempo, do comportamento hidrodinâmico de corpos d’água e de áreas de risco, além de um centro de pesquisas e previsões meteorológicas (CPPMET-UFPel).

A reitora Lucia Campos Pellanda destacou ainda, no encontro, a Chamada Humanitária Programa Reconstrução RS, projeto do Foripes-RS que, a partir de programas de extensão e responsabilidade social das universidades e dos institutos federais, prevê uma abordagem integral dos desafios e soluções inovadoras e sustentáveis.

Ministro da Secretaria de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, destaca papel das universidades federais em meio aos eventos extremos – foto: Divulgação

Sob essa ótica, a reitora da UFCSPA reiterou a participação das universidades federais no desenvolvimento social e econômico nacional, no enfrentamento da pandemia e, agora, na atual emergência climática do Rio Grande do Sul, com ação rápida e eficiente nos resgates, abrigos, orientações à população, previsões e análises.

“Acreditamos que a reconstrução do estado precisa ser embasada na ciência, para que de toda essa tragédia possam nascer novas soluções para uma forma mais sustentável e justa de viver e crescer”, disse.

Nessa mesma linha, o ministro da Secretaria de Apoio à Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, também presente ao evento, disse que o Estado tem oportunidade de avançar consideravelmente na pauta climática por intermédio das universidades e grupos de pesquisa.

“Nenhum de nós estava preparado para enfrentar essa realidade que se abateu sobre o estado do Rio Grande do Sul nos últimos 45 dias. Talvez essa experiência tenha o poder de levar as pessoas a refletir sobre a realidade, por muitos ignorada”, afirmou.

Apresentação da proposta da Andifes ao senador Paulo Renato Paim (PT-RS), no gabinete do parlamentar em Canoas (RS) – foto: Divulgação

No mesmo dia, em outra agenda, a proposta da Andifes que prevê criar o Centro Sul Brasileiro também foi apresentada ao senador Paulo Renato Paim (PT-RS), no gabinete do parlamentar em Canoas (RS), pela reitora Isabela Andrade, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com a presença da reitora Lucia Campos Pellanda e outras autoridades.

Reunião do Foripes-RS com a Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Simone Stülpfoto: Luciano Junqueira/Ascom UFCSPA

A reitora Isabela Andrade, que também preside o Foripes-RS, informou que o senador se mostrou sensível à proposta e disse que a apoiará no que for necessário. As partes conversaram sobre a importância de o projeto ser apresentado à toda à bancada gaúcha, em uma outra agenda, ainda sem data estabelecida.

Por fim, a proposta que prevê criar o Centro Sul Brasileiro foi apresentada ainda, no mesmo dia, à Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do RS, Simone Stülp, que, em reunião com os reitores do Foripes-RS, listou as ações do governo estadual para reconstrução e mitigação das mudanças no clima.

Edital da Finep

A chamada da Finep, no valor de R$50 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), faz parte do pacote de R$ 15 bilhões anunciados em maio pelo Governo Federal para auxiliar na reconstrução do estado.