UFRRJ assina protocolo de intenções para formar Aliança pela Inovação

Aliança pela Inovação prevê fomentar o desenvolvimento do ecossistema de inovação em todo o estado do Rio de Janeiro, com vários objetivos, entre os quais, incentivar o desenvolvimento científico, promover a pesquisa e a capacitação científica e fomentar a inovação em todos os setores da economia.

Representantes de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) se reuniram no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na última sexta-feira, 21 de junho, para articular um Protocolo de Intenções que visa a estabelecer uma aliança estratégica entre os signatários.

Encontro de representantes de Instituições de Ensino Superior no Parque Tecnológico da UFRJ – foto: Divulgação

Participaram da reunião representantes da UFRJ, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), do Instituto Federal Fluminense (IFF), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ).

A Aliança pela Inovação busca fomentar o desenvolvimento do ecossistema de inovação em todo o estado do Rio de Janeiro, com os seguintes objetivos principais:

– Incentivar o desenvolvimento científico;
– Promover a pesquisa e a capacitação científica;
– Fomentar a inovação em todos os setores da economia;
– Colaborar com a articulação entre os ambientes de inovação;
– Promover a divulgação científica, o intercâmbio de saberes e a mobilização da comunidade para o engajamento nos temas de inovação;
– Fomentar a transferência de tecnologia entre parceiros e para o setor produtivo;
– Incentivar a cultura de inovação entre as instituições públicas e privadas;
– Atrair investimentos para o ecossistema de inovação;
– Fortalecer a articulação entre os setores públicos, privados e acadêmicos.

Durante a reunião, o professor e reitor da UFRJ, Roberto de Andrade Medronho, juntamente com o professor Romildo Toledo, Diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, apresentaram os objetivos do protocolo e os motivos que impulsionam a criação dessa aliança estratégica entre as IES do estado do Rio de Janeiro. A iniciativa promete fortalecer a colaboração entre as instituições e promover um ambiente propício para o avanço científico e tecnológico no estado.

Universidades convidadas que não puderam se fazer presentes na reunião incluem a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ), Colégio Pedro II (CPII) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Fonte: UFRRJ