Nota Pública da Andifes

O Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reunido na quinta-feira (27), vem a público reconhecer a importância da assinatura do acordo entre os Ministérios da Educação e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra). A greve é um movimento legítimo de luta por direitos e, neste caso, ficou clara a unidade no objetivo entre todos os envolvidos.

A Andifes reafirma o compromisso das universidades e Cefets com o desenvolvimento socioeconômico e cultural do país, e destaca a necessidade de fortalecimento dos laços de cooperação e solidariedade que sustentam a comunidade acadêmica.

A universidade é espaço de luta por políticas de inclusão e equidade de gênero, aprendizado, debate crítico, respeito mútuo e produtividade com responsabilidade social, além de ser um bastião da democracia e da convivência com a pluralidade de ideias.

Apenas a união de todos os setores que compõem a vida universitária e a sociedade brasileira, com respeito às diferenças, pode elevar nossa capacidade de prestar serviço público voltado à construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Mais uma vez, a Andifes reforça o seu comprometimento com a democracia e a autonomia universitária.

Brasília, 28 de junho de 2024.


Reitora Márcia Abrahão Moura (UnB)
Presidente

Vice-presidente: Reitor José Daniel Diniz Melo (UFRN)
Vice-presidente: Reitora Lucia Campos Pellanda (UFCSPA)
Vice-presidente: Reitor Sylvio Mário Puga Ferreira (UFAM)
Vice-presidente: Reitor Valder Steffen Júnior (UFU)