Quatro startups foram apresentadas no evento StartupSE, cada uma com uma proposta inovadora e soluções para problemas reais.
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi palco do evento StartupSE, uma iniciativa da turma de Projeto de Sistemas 2024-1, do curso de Ciência da Computação, sob a orientação do professor Edeilson Milhomem da Silva, realizado na última segunda-feira, 1 de julho.
O evento teve como principal objetivo apresentar as startups desenvolvidas pelos alunos durante o semestre letivo, proporcionando uma experiência prática de transformação de ideias em negócios viáveis.

De acordo com o professor Edeilson, StartupSE visa não apenas divulgar as startups desenvolvidas pelos estudantes, mas também apoiar os participantes na “startupação”, ou seja, no desenvolvimento de habilidades essenciais para o empreendedorismo. Entre essas habilidades estão o trabalho em equipe, o desenvolvimento de produtos, marketing, pitch de vendas e gestão de projetos. O evento destacou o talento e a criatividade dos alunos, além de ressaltar a importância da integração da prática empreendedora ao currículo acadêmico, preparando os futuros profissionais para os desafios do mercado de trabalho.
Startups Apresentadas
Quatro startups foram apresentadas durante o evento, cada uma com uma proposta inovadora e soluções para problemas reais:
- Cronos: Uma plataforma digital baseada em Inteligência Artificial para a gestão de tempo e planejamento de tarefas no contexto empresarial. O Cronos atua como um consultor virtual, auxiliando na organização e realização de tarefas empresariais e cotidianas.
- Amarelinho: Um aplicativo que conecta profissionais autônomos a clientes de forma rápida, segura e eficiente. O Amarelinho centraliza todas as informações necessárias para a contratação de serviços diversos, desde reparos domésticos até reformas.
- Achei Barato: Uma plataforma que facilita o acesso às ofertas promocionais dos supermercados locais, ajudando os consumidores a economizarem em suas compras cotidianas. A startup visa tornar a busca pelos menores preços uma prática acessível e parte da rotina, proporcionando economia e organização nas compras.
- Serviço Certo: Um aplicativo que conecta prestadores de serviços domésticos a clientes de forma fácil, rápida, eficiente e segura. Através do aplicativo, os trabalhadores aumentam suas oportunidades de trabalho e os contratantes têm acesso a uma gama de profissionais na palma da mão.
Participaram da avaliação das apresentações representantes da Inovato, Fapto, Unitins, Startup Tocantins e empresários locais.
O professor ressalta ainda, que ações como o StartupSE são fundamentais, pois aproximam os alunos de problemas reais da sociedade que necessitam de soluções inovadoras, estimulam a geração de negócios de valor, fomentam a cultura empreendedora, e promovem o networking e a inovação. Para os alunos, o evento é uma oportunidade única de “se startuparem”, desenvolvendo novos negócios que promovem impactos positivos na sociedade. Além disso, eles têm a chance de aprimorar diversas habilidades, como desenvolvimento de produtos, marketing, pitch de vendas, gestão de projetos, liderança, trabalho em equipe, resiliência e criatividade.
“Desde que entrei na Universidade, venho desenvolvendo diversas iniciativas com o propósito de aproximar o mercado da academia, motivação que me mantém firme na carreira de professor universitário. Assim, com esta ação promovida na disciplina, a expectativa é proporcionar aos alunos a oportunidade de estes despertarem a veia empreendedora e evidenciar a capacidade deles em promoverem impacto na sociedade por meio do desenvolvimento de negócios de valor. Para isso, venho semestre após semestre, promovendo articulações com o mercado, por meio de participações especiais e ativas de empresas e profissionais do mercado na disciplina, dentre elas, Tonolucro Delivery, Squadra Digital e Heetoo. Estas articulações são promovidas pelo Programa EPIC (Engajar, Praticar e Integrar) e são primordiais, uma vez que nos permite compartilhar com os alunos vivências e práticas de pessoas que estão, de fato, fazendo business”, afirma o professor Edeilson Milhomem da Silva.
Percepções
Para a acadêmica, Ana Flávia o momento foi uma ótima experiência para agregar no currículo, além de ajudar no crescimento profissional: “Aprimorei tanto soft skills quanto hard skills. É uma oportunidade que considero essencial para todos os estudantes do curso”. Kalil Garcia, também aprovou a iniciativa: “Acredito que tenha sido uma experiência muito proveitosa, principalmente por termos tido a oportunidade de apresentar nossos produtos para pessoas reais do mercado e receber seus feedbacks sobre melhorias ou acertos, embora tenha sido bastante estressante”.
Romeu Borges pontuou a oportunidade de aplicar conhecimentos de programação com o objetivo de concretizar um produto e expô-lo ao mercado com um dos pontos fortes do trabalho.
Ações como o StartupSE são importantes para a formação dos estudantes de Ciência da Computação da UFT, proporcionando um espaço onde eles podem transformar ideias em negócios reais. Como menciona o professor Edeilson , eventos como este não apenas preparam os alunos para o mercado de trabalho, mas também inspiram e fomentam a cultura empreendedora dentro da universidade.
Fonte: UFT