Estudo envolverá cerca de 1.680 participantes, dentre os quais 800 crianças em idade pré-escolar e seus familiares.
A prevenção da obesidade infantil junto a alunos da cidade de Guaíba (RS) será o tema de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da UFCSPA até o ano de 2027.
O objetivo do projeto é avaliar o impacto de um programa de intervenção de educação alimentar e nutricional em crianças de 4 a 5 anos de escolas pactuadas no Programa Saúde na Escola (PSE).
A organização dos estudos motivou a visita nesta segunda-feira, 8, das professoras Cleidilene Magalhães e Fúlvia Sphor às escolas municipais de educação infantil Amélia Consuelo Laviaguerre e Pedras Brancas. Na ocasião, as docentes também se reuniram com as secretárias de Saúde e Educação do município, Simone Py e Magda Ramos, respectivamente.
Ao todo o estudo envolverá cerca de 1.680 participantes, entre eles 800 crianças em idade pré-escolar e seus familiares. O público-alvo está dividido em dois grupos de escolas que serão alvo das intervenções, com produtos digitais e analógicos, e um grupo controle, com instituições não pactuadas no PSE.
De acordo com as professoras, os resultados devem ser apresentados em três dissertações de mestrado produzidas pelas nutricionistas vinculadas ao PPG-Ensino na Saúde Cristine Obal, Juliana de Moura e Paula Louzada.
Fonte: UFCSPA