Entre os trabalhos estão um laser para impressão de rascunhos de imagens em madeira; um rastreador de luz solar para painéis solares móveis; e o sensor biomecânico com apoio de realidade virtual para auxílio na reabilitação de pacientes com dificuldades motoras.
O Departamento de Informática da Ufes realizará, em 25 de julho, a Mostra Ufes de Computação e Tecnologia, evento anual que reúne projetos executados por estudantes dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica. A mostra é aberta ao público e acontecerá das 10 às 13 horas, no hall de entrada do prédio CT-XIII (CT-13), do Programa de Pós-Graduação em Informática – PPGI.
A proposta da iniciativa é divulgar os resultados desenvolvidos pelos estudantes ao público externo, especialmente empresas, startups e instituições de financiamento e incubação de projetos de pesquisa e desenvolvimento. Na mostra serão apresentados projetos desenvolvidos nas disciplinas Projeto Integrado em Computação II – Integração de Hardware e Software; Introdução à Engenharia de Computação e Introdução à Engenharia Elétrica – Tecnologia e Impacto Social; e Projeto Integrado I – Sistemas Web, Apps e Games.
Entre os trabalhos apresentados estão um laser para impressão de rascunhos de imagens em madeira; um rastreador de luz solar para painéis solares móveis; um sensor biomecânico com apoio de realidade virtual para auxílio na reabilitação de pacientes com dificuldades motoras; um guia para aumentar a autonomia e acessibilidade das pessoas com deficiência visual nos pontos de ônibus da Grande Vitória (imagem); uma ferramenta de acompanhamento de humor que possibilita aos usuários registrar e monitorar não apenas seu estado emocional; e uma plataforma para cadastro de produtos, gerenciamento de vendas e controle de dados como receita, lucro e estoque para a gestão de lojas.
O professor do Departamento de Informática Rodolfo Villaça, coordenador da mostra, destaca que a avaliação dos projetos será feita pelos visitantes, que receberão formulários, atribuirão notas e farão um ranking dos projetos dos alunos. Para visitar a mostra não é necessário agendamento ou inscrição prévia.
“Esta avaliação externa faz parte do resultado da disciplina – ela é a conclusão dos trabalhos do semestre e os visitantes ficarão livres para tirar dúvidas e interagir com os estudantes”, acrescenta o coordenador.
Mais informações sobre a Mostra Ufes de Computação e Tecnologia e sobre os projetos que serão apresentados podem ser obtidas no site do evento.
Texto: Thaísa Mascarenhas (bolsista) Edição: Thereza Marinho
Fonte: Ufes