Andifes fecha parceria com MEC e INEP para atualização da pesquisa do perfil dos graduandos das universidades federais

Assinatura ocorreu no decorrer da 172ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes, realizada na sede da entidade, em Brasília.

Assinatura de acordo de cooperação entre Andifes, MEC e INEP – foto: Ascom-Andifes

A Andifes assinou um acordo de cooperação com o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na quinta-feira, 25, para realizar a próxima Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos estudantes de graduação das universidades federais.

Assinaram o acordo a presidente da Andifes e reitora Márcia Abrahão Moura (UnB), o titular da Secretaria de Educação Superior (SESu), Alexandre Brasil, representando o MEC, e o presidente do Inep, Manuel Palacios. A assinatura ocorreu no decorrer da 172ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes, realizada na sede da entidade, em Brasília.

O levantamento irá subsidiar e orientar com dados a regulamentação da Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), sancionada em 3 de julho de 2024. A última pesquisa da Andifes foi realizada em 2018, antes da pandemia.

A presidente da Andifes considerou o acordo fundamental para atualizar os dados e conhecer o perfil social e econômico dos estudantes de pós-graduação das instituições. “Estou muito feliz porque hoje assinamos um acordo de cooperação para atualizar a pesquisa de perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das universidades federais”, disse a reitora.

O trabalho será conduzido pelo Inep em uma ação conjunta com a Andifes, com participação do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace), que que assessora a entidade nesses assuntos. 

No entendimento do titular da SESu, Alexandre Brasil, a atualização desses dados será extremamente importante para orientar e subsidiar a regulamentação da PNAES e, ao mesmo tempo, conhecer e entender melhor o perfil e o dia a dia socioeconômico e cultural dos estudantes.

“Contamos, agora, com o apoio fundamental do INEP, que traz toda a expertise e todo o conhecimento na coleta e análise dos dados. É uma felicidade para a SESu poder contar com a Andifes e com o INEP nesse desafio”, disse.

Por fim, o presidente do Inep, Manuel Palacios, destacou a importância dessa parceria para o órgão. “Esse é um momento importante para o INEP mobilizar a sua equipe, em parceria com a SESu e Andifes, e atualizar os dados do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes das universidades federais”, disse.