iTec busca aproximar o conhecimento produzido na universidade das demandas reais da sociedade e, principalmente, do setor industrial. Credenciado em 2020, grupo atua por meio de projetos de inovação junto ao setor produtivo

Constituído como um Centro de Desenvolvimento Tecnológico, o iTec/FURG é uma Unidade Embrapii, credenciada desde 2020, que atua na produção e aceleração tecnológica para o setor produtivo por meio de projetos de inovação voltados para sistemas robóticos e automação, com base ferramental de visão computacional e ciência de dados. Desde então, o grupo acumula 27 projetos contratados e mais de R$28 milhões em recursos investidos.
Na sexta-feira, 9, a unidade comemora quatro anos de atividades com uma cerimônia de celebração e um Happy Hour. A atividade acontece no auditório do prédio do iTec, a partir das 14h.
Forma o iTec uma equipe multidisciplinar de 204 pessoas, sendo 106 estudantes, 55 docentes e dez Técnicos-administrativos em Educação (TAEs), provenientes de sete Unidades Acadêmicas da FURG (C3, EE, Imef, Iceac, Famed, ICB e ILA), além de 33 pesquisadores externos contratados nas equipes de projetos.
iTec – uma história ainda mais antiga
Com sua gênese no amadurecimento do Grupo de Pesquisa em Robótica e Automação do Centro de Ciências Computacionais (Nautec), com experiência acumulada de mais de 20 anos com Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), o iTec é atualmente uma unidade transversal que visa estreitar colaborações entre a academia e o setor produtivo, através do desenvolvimento de protótipos tecnológicos.
O iTec busca aproximar o conhecimento produzido na universidade das demandas reais da sociedade e, principalmente, do setor industrial. O centro agrega um dos principais grupos de Robótica Inteligente do país; e, por sua competência em Ciência de Dados, é também embaixador brasileiro do Deep Learning NVIDIA Institute, protagonizando no Brasil o desenvolvimento de soluções envolvendo aprendizado de máquina (machine learning).
Em seu catálogo de projetos, compila parcerias firmadas com inúmeras empresas do cenário regional e nacional; soluções em visão, IoT e robótica para sistemas móveis autônomos, rastreio de insumos, acompanhamento da produção, manutenção inteligente e customização de processos com a geração de protótipos, produtos e patentes para o setor produtivo.
Para a diretora do iTec, Silvia Botelho, a aproximação com as reais demandas da sociedade, torna a unidade um espaço formativo de vanguarda. “Nele, os estudantes da FURG ressignificam seus aprendizados de forma interdisciplinar e contextualizada com desafios do mundo do trabalho”, apontou a professora.
O que significa ser uma Unidade Embrapii?
Com caráter de uma organização social, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), é uma instituição privada sem fins lucrativos, cuja principal missão é contribuir para o desenvolvimento da inovação e da competitividade da indústria brasileira com o atendimento às demandas de inovação do setor produtivo.
Por meio de programas, a Embrapii conta com o aporte financeiro do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Saúde (MS), predominantemente. Dessa forma, a Embrapii se apresenta como uma ponte entre o setor produtivo, o governo e a academia brasileira.
A Embrapii atua por meio do credenciamento, via edital público, de unidades de excelência cientifico-tecnológica, vinculadas a instituições de ensino superior e de pesquisa, compostas por profissionais altamente capacitados e infraestrutura de ponta para promover soluções tecnológicas para o setor produtivo. A empresa disponibiliza recursos financeiros provenientes tanto do setor governamental quanto do setor produtivo, que posteriormente são gerenciados pelas unidades para viabilizar o conjunto de ações necessário no processo de desenvolvimento dessas soluções.
O iTec/FURG foi credenciado junto à Embrapii em maio de 2020. Em julho de 2023, a unidade assinou o termo aditivo de recredenciamento; que renova o vínculo entre a FURG e a Embrapii até 2026, e, também, reajusta o montante financeiro repassado para contratação de projetos, expandindo a capacidade de atuação do iTec.
Fonte: FURG