O Colégio de Gestores de Relações Internacionais das Instituições Federais de Ensino (CGRIFES), que assessora a Andifes na construção de políticas nacionais de cooperação acadêmica internacional, participou do 2º Encontro Universitário do Programa de Intercâmbio Acadêmico Latino-americano (PILA), realizado nos dias 12 e 13 de agosto, na Universidade Católica da Colômbia, em Bogotá.
O encontro foi marcado por debates sobre a ampliação e as melhorias do programa PILA, que hoje reúne mais de 300 instituições de educação superior de nove países, das quais 45 são universidades federais do Brasil. Entre as instituições brasileiras presentes, estavam representantes da UFCSPA, UFABC, UFMS, UFOP, UFPR e UFRR.
A coordenadora do CGRIFES, Renata Moraes Bielemann, Coordenação de Relações Internacionais da UFPel, representou a Andifes na condição de Coordenadora Nacional do Programa PILA. Na ocasião, ela participou de um grupo de trabalho, juntamente com os demais coordenadores nacionais, que discutiu a ampliação e as melhorias do programa.
“Foi discutida a intenção de tornar o PILA o principal programa de mobilidade acadêmica da América Latina e Caribe, cujos esforços para isso foram mencionados na conferência da CRES+5 em março e também na conferência ENLACES, na qual a reitora Sandra Goulart (vice-presidente da Andifes) assumiu a presidência”, afirmou.
Por fim, o encontro realizou ainda um balanço sobre o funcionamento do PILA em suas modalidades presenciais e virtuais, a revisão da política de expansão para novos países da região e a definição de novos direcionamentos do PILA para o futuro, identificando de maneira conjunta as oportunidades de melhoria nos processos de atribuição de vagas, gestão e comunicação.