Andifes aprova criação do Fórum dos Gestores das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais

Diretoria da Andifes aprova Fórum dos Gestores das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais entre os colegiados assessores da Andifes – na 174ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno (foto: Divulgação)

Reitores e reitoras aprovaram, de forma unânime, a criação do Fórum dos Gestores das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais entre os colegiados assessores da Andifes. O fórum irá reunir 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais.

Professora Maria Soraya Pereira Franco Adriano, representante dos gestores das escolas técnicas, na 174ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes (foto: Ascom-Andifes)

A decisão foi tomada durante a 174ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes, realizada na quinta-feira, 22, na sede da entidade, em Brasília, com a participação da professora Maria Soraya Pereira Franco Adriano como representante dos gestores das escolas técnicas.

A professora apresentou o plano de expansão das escolas técnicas vinculadas às universidades federais, que, segundo destacou, representam os pilares para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Conforme Maria Soraya, o objetivo de incluir o Conselho entre os colegiados assessores da Andifes é fortalecer ambas as partes no que se refere à Política de Educação Profissional, e, assim, contribuir para a educação profissional e tecnológica pública gratuita e de qualidade em diversas regiões do Brasil.

Marta Von Ende na 174ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes (foto: Ascom-Andifes)

A representante do grupo de trabalho da expansão das escolas técnicas vinculadas às universidades, Marta Von Ende, disse que a proposta inclui, entre outros objetivos, a ampliação da oferta de educação profissional e tecnológica e, por tabela, a consolidação da rede.

O presidente da Andifes, reitor José Daniel Diniz Melo (UFRN), destacou a importância do papel das escolas técnicas vinculadas às universidades federais e lembrou que a Andifes possui um regimento próprio aplicado aos seus fóruns e colégios assessores. Nesse caso, as duas partes buscarão a melhor alternativa para abrigar o novo colegiado assessor dos reitores e reitoras das instituições.