Reitores e reitoras aprovaram, de forma unânime, a criação do Fórum dos Gestores das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais entre os colegiados assessores da Andifes. O fórum irá reunir 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais.
A decisão foi tomada durante a 174ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes, realizada na quinta-feira, 22, na sede da entidade, em Brasília, com a participação da professora Maria Soraya Pereira Franco Adriano como representante dos gestores das escolas técnicas.
A professora apresentou o plano de expansão das escolas técnicas vinculadas às universidades federais, que, segundo destacou, representam os pilares para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Conforme Maria Soraya, o objetivo de incluir o Conselho entre os colegiados assessores da Andifes é fortalecer ambas as partes no que se refere à Política de Educação Profissional, e, assim, contribuir para a educação profissional e tecnológica pública gratuita e de qualidade em diversas regiões do Brasil.
A representante do grupo de trabalho da expansão das escolas técnicas vinculadas às universidades, Marta Von Ende, disse que a proposta inclui, entre outros objetivos, a ampliação da oferta de educação profissional e tecnológica e, por tabela, a consolidação da rede.
O presidente da Andifes, reitor José Daniel Diniz Melo (UFRN), destacou a importância do papel das escolas técnicas vinculadas às universidades federais e lembrou que a Andifes possui um regimento próprio aplicado aos seus fóruns e colégios assessores. Nesse caso, as duas partes buscarão a melhor alternativa para abrigar o novo colegiado assessor dos reitores e reitoras das instituições.