A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade de Estudos Estrangeiros de Nagoya (NUFS, na sigla em inglês), do Japão, assinaram na última segunda-feira (26) um memorando de entendimento que visa estreitar relações entre as instituições. A parceria prevê uma série de atividades, incluindo intercâmbios acadêmicos e culturais.
Shigeru Suzuki, professor da universidade japonesa, esteve na Reitoria da UFPR para conversar sobre as possibilidades de cooperação entre as duas universidades, em encontro mediado pela Agência UFPR Internacional.
Nagoya é uma das cidades do Japão com maior número de imigrantes brasileiros e, segundo Suzuki, cerca de 10% dos estudantes da NUFS são descendentes de brasileiros ou peruanos. Um dos objetivos da parceria com a UFPR seria promover o intercâmbio cultural entre os alunos.
“A maioria desses descendentes brasileiros e peruanos nasceu e cresceu no Japão e estudou nas escolas japoneses. E mesmo falando português ou espanhol em casa com os familiares, eles têm pouco conhecimento sobre o Brasil e Peru. Queríamos dar oportunidade para esses alunos conhecerem seu país de origem e ter mais interesse pela América Latina”, afirmou.
O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, relembrou que a universidade já tem um histórico de boas parcerias com outras instituições do Japão, incluindo programas de mobilidade acadêmica e o curso de Letras – Japonês.
“Essa nova universidade é mais um desdobramento dessa relação muito boa que nós temos com eles e que vai viabilizar, a partir do próximo semestre, a troca de estudantes, inclusive de pós-graduandos e professores, entre a UFPR e a Universidade de Estudos Estrangeiros de Nagoya”, disse.
Além do intercâmbio acadêmico e estudantil, a cooperação entre a UFPR e a NUFS também vai visar o estabelecimento de programas conjuntos de pesquisa, troca de materiais acadêmicos e organização de conferências, seminários e simpósios de interesse mútuo para as instituições.
A visita do professor Shigeru Suzuki foi acompanhada pelos professores André de Macedo Duarte e Luiz Santin Gardenal, da Agência UFPR Internacional.
Fonte: UFPR