Nota Pública de Apoio às Instituições Públicas de Ensino da Argentina

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil – Andifes manifesta apoio e solidariedade às universidades públicas da Argentina, que vivem um cenário de profundas restrições orçamentárias.

As medidas recém impostas prejudicam a educação pública superior e causam danos irreparáveis ao sistema científico e tecnológico do país, colocando em risco as relevantes atividades de ensino, pesquisa e extensão das Universidades Argentinas e comprometem a soberania nacional baseada no conhecimento, na ciência, na tecnologia, nas humanidades, e nas artes.

Assim como no Brasil, o ensino superior público ocupa lugar de destaque na história daquele país, tem o respaldo da sociedade argentina e são fundamentais para o futuro do país. Seguimos juntos com nossas irmãs argentinas com quais compartilhamos a crença em uma universidade pública, gratuita e de qualidade, direito de todos e dever do Estado. Nosso apoio e amizade às instituições públicas de educação superior da Argentina!

Reitor José Daniel Diniz Melo (UFRN)
Presidente

Vice-presidente Reitor José Geraldo Ticianeli (UFRR)
Vice-presidente Reitor Luciano Schuch (UFSM)
Vice-presidente Reitora Roselma Lucchese (UFCAT)
Vice-presidente Reitora Sandra Regina Goulart Almeida (UFMG)


Brasília, 2 de outubro de 2024.