Em audiência com a Ministra da Gestão, Andifes avança em pautas importantes para universidades

Em audiência realizada hoje (14/10) com a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) avançou em questões fundamentais para as universidades, abordando temas como previsão orçamentária e demandas dos servidores.

O primeiro tópico discutido foi o Projeto de Lei que propõe acordos salariais e a reestruturação de carreira dos servidores, fruto de recentes negociações sindicais. A expectativa é que o PL seja encaminhado ao Congresso ainda este mês. Sobre o tema, a ministra garantiu que todas as demandas acordadas com as representações dos servidores serão atendidas pelo governo.

Além disso, a reunião abordou as dificuldades enfrentadas pelas instituições em relação aos editais de cessão de servidores e o recente documento assinado com a Ebserh, que permite a participação de docentes com dedicação exclusiva na gestão dos hospitais universitários. A ministra confirmou que essa demanda já está sendo tratada junto ao Projeto de Lei.

Em relação à questão orçamentária, a Andifes apresentou à ministra os desafios para o fechamento deste ano e a necessidade de melhorias para o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do próximo ano. Em resposta, a ministra reafirmou seu compromisso com os avanços esperados para este ano.

Participaram da audiência o presidente da Andifes, reitor José Daniel Diniz Melo (UFRN); a vice-presidente, reitora Roselma Lucchese (UFCAT); o vice-presidente, reitor José Geraldo Ticianeli (UFRR), a secretária executiva da Andifes, Lívia Leite e assessoria do gabinete da ministra.