
Durante participação no Fórum de Reitores de Universidades do Brics, realizado em Moscou entre 15 e 18 de outubro, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes assinou acordo para a criação da Liga das Universidades do Brasil, Rússia e Bielorrússia e reforçou disposição para iniciativas de cooperação internacional com as demais universidades dos países integrantes do bloco.

O acordo foi formalizado pelo presidente da Andifes, reitor José Daniel Diniz (UFRN), e pelos reitores Viktor Sadovnichy, da Lomonosov Moscow State University, e Vadim Bogush, da Belarus State University of Informatics and Radioelectronics. A iniciativa representa um grande avanço na promoção do intercâmbio de experiências e na ampliação e fortalecimento de redes de pesquisa científicas.
Segundo o presidente da Andifes, José Daniel Diniz, as universidades públicas brasileiras são responsáveis por mais de 90% de toda a produção científica do país: “Além disso, elas desempenham um papel crucial na formação de profissionais altamente qualificados, no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias e no impulso ao crescimento nacional, contribuindo diretamente para a redução das desigualdades sociais e regionais”, afirmou.

Diniz também destacou o potencial das instituições brasileiras para a cooperação internacional, seja na produção científica conjunta ou em outras áreas acadêmicas, como programas de mobilidade. Ele também sugeriu que, como o Brasil assumirá a presidência dos Brics em 2025, seria muito positivo que o próximo encontro fosse realizado no país.
Além do Presidente da Andifes, integraram a comitiva de universidades brasileiras a vice-presidente da Andifes, reitora Sandra Goulart de Almeida (UFMG), Airton Sieben (UFNT), Cláudia Marliére de Lima (UFOP), Danilo Giroldo (FURG), Eustáquio de Castro (UFES), Jacques Antônio de Miranda (UFOB), Joana Angélica Guimarães (UFSB) e Roberto Medronho (UFRJ).