O Conselho Superior Regional do SENAI-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) aprovou acordo de cooperação com a UFABC no último dia 18. O acordo, que ocorre depois de dois anos de debates, tramitou nas duas instituições, recebendo parecer favorável de ambas.
Pelo SENAI, o assessor técnico da diretoria regional, Oswaldo Massambani, e o diretor regional, Ricardo Figueiredo Terra, participaram das tratativas. O pró-reitor de Pesquisa da UFABC, Wagner Carvalho, compõe o conselho da entidade como representante do MEC (Ministério da Educação).
O reitor da Universidade, Dácio Matheus, e o presidente do SENAI-SP, Josué Christiano Gomes da Silva, vão ainda se encontrar para formalizar a cooperação.
“O acordo pretende fortalecer a relação entre UFABC e SENAI-SP, considerando a histórica relação mantida entre as Instituições, promovendo a realização de projetos conjuntos em áreas de interesse comum”, disse Carvalho.
As ações conjuntas estão relacionadas a atividades de intercâmbio, capacitação e formação de pessoas; estímulo a programas de ensino; formação e pesquisa em níveis de graduação e pós-graduação; pesquisas e projetos de extensão; conferências, workshops, eventos de caráter científico, artístico, cultural e de divulgação de atividades.
O SENAI mantém institutos de inovação (ISI) em todo o país que atuam em pesquisa, desenvolvimento e inovação, buscando soluções sustentáveis. Os ISIs formam uma rede multidisciplinar e complementar com atendimento às demandas da indústria em todo o território nacional e com parcerias internacionais. Em São Paulo está em curso uma grande mudança estrutural, que concentrará as atividades de PD&I no Distrito Tecnológico localizado dentro do SENAI Mario Amato, em São Bernardo do Campo.
“O Distrito Tecnológico está em fase de implantação, com mudanças e ampliação da estrutura física na Unidade Mário Amato. Atualmente as ações da UFABC estão circunscritas aos ISIs de São Paulo”, explicou Carvalho.
Para o professor, o acordo propicia o aumento significativo da interação e acesso a indústrias do ABC, do estado e do país. O docente argumenta ainda que a reestruturação do SENAI trará novas oportunidades. A concentração da área de PD&I no Distrito Tecnológico em São Bernardo, segundo ele, facilita a interface tanto pela proximidade física quanto pelos interesses afins.
“Vale lembrar que recentemente o SENAI-SP tornou-se um Centro Universitário. O propósito é expandir significativamente a sua atuação na graduação e na pós-graduação, ação na qual a UFABC poderá atuar em parceria”, afirmou.
Fonte: UFABC