Primeira coordenação do Conacessi Andifes toma posse

Na sexta-feira (25), a primeira coordenação do Colégio de Gestores de Núcleos de Acessibilidade das Universidades Federais – Conacessi tomou posse. O evento, realizado na sede da Andifes, é um marco histórico para o avanço das políticas públicas voltadas para a acessibilidade e inclusão no ensino superior público brasileiro.

Marcelo Dias de Santana (Vice-Coordenadora do CONACESSI – representante da região Sudeste/ UFOP), Adriana Arioli (Vice-Coordenadora nacional do CONACESSI – representante da região Sul/ UFRGS), Arlete Gonçalves (Coordenadora Nacional do CONACESSI – representante da região Norte/ UFPA), Sinara Pollom Zardo (Coordenadora Nacional do CONACESSI – representante da região Centro-Oeste/UnB), e Lavínia Teixeira (Vice-Coordenadora do CONACESSI – região Nordeste/ UFS).

O colegiado é formado por gestores de núcleos de acessibilidade, que desempenham a função de coordenar as atividades no âmbito da inclusão de estudantes nas universidades. A criação do Conacessi Andifes se deu a partir de uma demanda dos próprios núcleos e representa um espaço colaborativo que facilitará a troca de experiências, a identificação de necessidades e a definição de diretrizes, planos de ação e metas. Essas ações visam fortalecer e organizar o trabalho em rede, de modo a garantir a implementação e efetividade das políticas públicas focadas na inclusão e acessibilidade no ensino superior. 

O Colégio foi aprovado durante a gestão da ex-presidente da Andifes e reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura, que foi homenageada sob forte comoção de todos os presentes. 

A coordenadora do CONACESSI, Arlete Gonçalvez, falou um pouco sobre o contexto da criação do colegiado e das expectativas futuras: 

Como surgiu a criação do Colégio de Gestores de Núcleos de Acessibilidade?

O Colégio foi criado a partir de uma necessidade institucional. Com a implementação da lei de cotas em 2016, as universidades começaram a receber um número significativo de estudantes com deficiência. Porém, ficou claro que havia lacunas a serem preenchidas para garantir a acessibilidade e a inclusão desses alunos. O desafio não se limitava apenas ao acesso; a permanência desses estudantes também era crucial, exigindo a eliminação de várias barreiras.

Quais são os principais desafios?

As barreiras são diversas e incluem aspectos atitudinais, comunicacionais, informacionais, tecnológicos e arquitetônicos. Além disso, as políticas de financiamento para atender esse público eram praticamente inexistentes. O programa Incluir, que existia até então, oferecia recursos limitados, que não eram suficientes para cobrir os quatro eixos essenciais para a inclusão e permanência dos estudantes.

O financiamento é apenas um dos aspectos: precisamos desenvolver políticas que abordem barreiras arquitetônicas, pedagógicas e outras, transformando essa pauta em uma prioridade transversal dentro do CONACESSI.

Qual a importância de integrar um colegiado junto à Andifes?

Desde 2014, promovemos seminários nacionais que reúnem universidades federais para discutir como tornar o ambiente universitário mais inclusivo e acessível. Contudo, as questões ficavam mais no campo dos debates. Integrar um Colégio junto à Andifes é fundamental para desenvolver políticas de forma colaborativa e transversal, permitindo que as diretrizes de acessibilidade cheguem a outras instâncias.