Andifes realiza 175ª Reunião Extraordinária em Fortaleza com temas centrais sobre Educação, Cultura e Meio Ambiente

Nos dias 30 e 31/10, a Universidade Federal do Ceará (UFC) sediou a 175ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes. O evento teve a presença de reitoras e reitores das universidades federais e de representantes dos ministérios da Educação, da Cultura e do Meio Ambiente e Mudança do Clima, para debater estratégias de integração para a prevenção de desastres ambientais. 

A mesa foi composta por Custódio Almeida (Reitor da UFC), Alexandre Brasil (Secretário de Educação Superior do MEC), Fabiano dos Santos Piúba (Secretário de Formação, Livro e Leitura do MINC), Henilton Parente de Menezes (Secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do MINC) e Marcos Sorrentino (Diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do MMA). Divulgação Andifes 

Apresentação da Camerata de Cordas, projeto de extensão aberto à comunidade que apresentou músicas que revivem a história local.

O objetivo do encontro é que as universidades, enquanto espaços de formação crítica e que possuem grande capilaridade, possam contribuir com a formação de cidadãos conscientes e engajados nas causas ambientais. A ideia é que as instituições ajudem a fomentar esta pauta em atividades, projetos e espaços de diálogo locais, promovendo um alcance significativo para a mudança de cultura e redução de impactos ao meio ambiente. 

Esse é o primeiro passo de um esforço conjunto para dar efetividade às políticas nacionais de educação ambiental recentemente aprovadas. A Andifes, como entidade que reúne todas as universidades federais, têm um papel estratégico para que tais políticas sejam viabilizadas e implementadas de forma articulada no âmbito do ensino superior.