A 175ª reunião do Conselho Pleno da Andifes, realizada em outubro, teve como anfitriã a Universidade Federal do Ceará (UFC), a convite do reitor Custódio Almeida, em alusão aos 70 anos da instituição.
A pauta do encontro foi composta por uma série de temas estratégicos, incluindo iniciativas de cooperação internacional, pesquisa e extensão, reafirmando o papel da universidade no cenário nacional e internacional.
Cooperação internacional – Os dirigentes compartilharam a experiência na Missão Rússia, organizada recentemente pela Andifes, com o objetivo de formar alianças com as universidades pertencentes ao BRICS, tanto na produção científica conjunta quanto em outras áreas acadêmicas, como programas de mobilidade. A próxima reunião do bloco será liderada pelo Brasil e realizada no país.
Segundo Marcelo Bohlke, ministro-conselheiro do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o Brics envolveu duas etapas. Na primeira, houve a identificação de áreas de maior interesse para cooperação, a definição de pontos de contato e a realização de dinâmicas por grupos temáticos em diferentes áreas potenciais, como: medicina, engenharias e línguas estrangeiras.
A segunda parte do projeto foi o encontro em si, que envolveu o apoio direto da Andifes, com a visita a várias instituições, participação em seminário, trocas de experiências e pactuações.
CAPES Global – A reunião também foi uma oportunidade dos reitores conhecerem mais os projetos da CAPES no fomento à cooperação internacional. Um exemplo é o Programa Institucional de Internacionalização – PrInt, que visa, entre outras ações, consolidar planos estratégicos de internacionalização das instituições contempladas nas áreas do conhecimento por elas priorizadas, ampliar ações de apoio à internacionalização na pós-graduação e promover a mobilidade de docentes e discentes (com ênfase em doutorandos e pós-doutorandos).
Pesquisa e extensão – Maria da Conceição dos Reis, Pró-Reitora de Extensão da UFPE, falou sobre a importância da indissociabilidade da tríade ensino, pesquisa e extensão. Ela atualizou os reitores sobre os trabalhos do Colégio de Pró-Reitores de Extensão (COEX) da Andifes, do qual é coordenadora: “A extensão talvez seja o lugar mais potente de transformação dentro das universidades, onde encontra-se as comunidades e percebe-se o sentido naquilo que a universidade faz”, afirmou.
Durante o evento, a diretoria da Andifes prestou homenagem à ex-presidente reitora Márcia Abrahão Moura (UnB), reconhecendo sua força e coragem na tomada de decisões pelo fortalecimento da Andifes e em agradecimento pela valiosa contribuição da gestão à frente da entidade às universidades federais e à educação superior brasileira. As reitoras e os reitores se despediram de dirigentes que encerraram o mandato e deram boas-vindas aos novos que estão chegando à Andifes.
Encontro ocorreu simultaneamente à Reunião Global de Educação (GEM)
O Conselho Pleno da Andifes foi realizado concomitantemente à Reunião Global de Educação (GEM), também sediada em Fortaleza, para a qual a Andifes foi convidada a participar, representada pelo presidente, reitor José Daniel Diniz Melo. A GEM reuniu líderes acadêmicos de várias partes do mundo para discutir os desafios e as oportunidades da educação superior global. A simultaneidade das reuniões fortaleceu o debate sobre a internacionalização das universidades brasileiras e sua inserção nas principais discussões sobre educação no contexto global.