Gestores e professores da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) participaram por meio de Videoconferência, da reunião da COP 29, realizada em Baku (Azerbaijão) nesta terça-feira (12), a convite da Universidade Estatal de Tyumen (Rússia) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Federação Russa. Durante a apresentação foi lançado o Projeto da Estação de monitoramento de Carbono do Bico do Papagaio. Essa é uma iniciativa da UFNT e da Universidade Estatal de Tyumen (UTMN).
A Estação de Pesquisa Bico do Papagaio terá caráter multidisciplinar e dará suporte a pesquisadores de diferentes áreas, buscando entender a dinâmica e os impactos da ocupação humana na Amazônia, tanto no ambiente físico natural quanto em relação às populações humanas, incluindo povos indígenas e comunidades ribeirinhas.
Objetivo
O principal objetivo deste projeto é formar um grupo cooperativo de pesquisadores para estudar a biodiversidade e monitorar gases de efeito estufa (GEE) no estado do Tocantins, na região do ecótono do Cerrado Amazônico, conhecida como Bico do Papagaio, na confluência dos rios Tocantins e Araguaia. Este é um local de grande valor científico, pois é uma zona de transição pouco estudada entre o Cerrado e a Amazônia, dois grandes ecossistemas brasileiros de importância global para o equilíbrio climático. Esta região ainda é pouco estudada em relação aos impactos da ocupação humana.
De modo geral, a Estação de monitoramento de Carbono do Bico do Papagaio irá monitorar as mudanças climáticas por meio da medição do carbono na atmosfera, além disso será um espaço para a realização de pesquisas voltadas ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, como sequestro de carbono, produção sustentável de alimentos, geração de energia com baixo carbono, biossegurança, bioeconomia, bem como a proteção dos povos originários.
Parceria
A parceria da UFNT com a UTMN, já vem sendo trabalhado desde 2023, tendo em maio desse ano recebido em Araguaína (TO) uma visita da Delegação da UTMN. A parceria foi mais fortalecida ainda com a participação de uma delegação da UFNT na Missão de cooperação internacional à Rússia entre os dias 12 a 21 de outubro, organizada pela embaixada do Brasil na Rússia.
Fonte: UFNT