Andifes se une à SBPC e outras entidades em defesa da Ciência e da Educação

A Andifes, junto com diversas outras entidades, uniu forças à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na defesa da Ciência e da Educação. Hoje (25), está sendo realizada a Jornada pela Ciência e Educação, uma série de atividades, entrevistas e mobilizações com o objetivo de defender o orçamento destinado a essas áreas.

A mobilização inclui entrevistas e workshops com especialistas sobre a importância da Ciência e da Educação para o desenvolvimento do país, além de alertar sobre os impactos negativos dos cortes orçamentários. O reitor Valder Steffen Júnior (UFU) participou da live realizada na manhã desta segunda-feira, pela SBPC, representando a Andifes. Ele falou sobre a perda orçamentária sofrida pelas universidades federais nos últimos anos e da necessidade de investimento que atenda às necessidades básicas para a manutenção das atividades de ensino e pesquisa no país. 

Valder Steffen Júnior (UFU)

Steffen lembrou que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão está prevista na Constituição. “Hoje, nós temos grupos competentes espalhados pelo Brasil inteiro, não apenas nos grandes centros tradicionais. É preciso que nós tenhamos ensino de qualidade e pesquisa de qualidade espalhadas em  todo o território nacional”, afirmou. 

Além da Andifes, participam representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), entre outros especialistas, personalidades e parlamentares. As sessões estão sendo transmitidas ao vivo pelo canal da SBPC no YouTube

Participe da mobilização! Acompanhe o Instagram @sbpcnet e compartilhe os stories utilizando as hashtags: #MaisCiencia, #MaisEducacao, #CienciaParaOFuturo, #EducacaoParaOFuturo, #CienciaSemCorte e #EducacaoSemCorte.