Andifes participa do LXXXVI Encontro do Conselho de Reitores da AUGM

O Conselho de Reitores da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM) se reuniu nos dias 28 e 29 de novembro, na Universidade Nacional de Cuyo (UNCuyo), em Mendoza, Argentina. O encontro acontece anualmente e tem, entre seus objetivos, aprovar o Plano de Trabalho conjunto. Esse ano, o evento contou com a participação de universidades de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

Durante a reunião, foi anunciada uma nova fase de parceria entre a AUGM e entidades representativas das universidades dos países membros, como a Andifes, com a inclusão de quatro novas universidades brasileiras: Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Da esquerda para a direita, os reitores: Gilmar Pereira da Silva (UFPA), Diana Araújo Pereira (UNILA), José Daniel Diniz Melo (UFRN) e Isabela Andrade (UFPel).

Também foram firmados acordos de cooperação com universidades da Argentina e do Paraguai. O presidente da AUGM, Rodrigo Arim, ressaltou que a associação é a principal rede de universidades públicas do Cone Sul, destacou a ampliação da atuação com a inclusão das novas universidades e os planos de expandir a cooperação também para universidades do Peru e da Colômbia.

A reunião também tratou de diversos temas importantes, incluindo convênios institucionais, acadêmicos e de mobilidade com a Coordenação de Formação de Pessoal de Nível Superior do Brasil. A primeira chamada de financiamento para mobilidade acadêmica será avaliada com base em projetos de pesquisa realizados em 2024 e será projetada para o ano seguinte.

Outro ponto relevante foi o acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) e os programas ESCALA AUGM, além da avaliação da agenda acadêmica da rede em 2024.

Cooperação entre a Andifes e AUGM

O convênio de cooperação entre Andifes e AUGM foi assinado em junho de 2023, com o objetivo de fortalecer a cooperação internacional entre as universidades membro nas áreas de produção acadêmica, científica, tecnológica, inovação, financiamento e desenvolvimento regional.