Andifes participa de celebrações em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro de 2024, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) esteve presente em duas importantes celebrações que destacaram a luta pela dignidade humana e os direitos fundamentais.

O primeiro evento ocorreu no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com a temática “Direitos: Humanas – Voz (da mulher) pela Democracia” e teve como foco a contribuição das mulheres para a construção de um Brasil mais justo, fraterno e democrático. As rodas de conversa abordaram temas como a luta pelos direitos humanos, a igualdade de gênero e a participação feminina na política e na sociedade. Reitoras e reitores estiveram presentes, a convite da Ministra Carmem Lúcia, reforçando o papel significativo das universidades na construção de uma sociedade mais igualitária e democrática.

O segundo evento foi organizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH). Reitores, pesquisadores e representantes de núcleos de direitos humanos das universidades federais estiveram presentes na cerimônia, que deu posse aos novos conselheiros do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH). Na ocasião, a Ministra Macaé Evaristo sublinhou o papel do CNDH na promoção e defesa dos direitos humanos, com foco na liberdade, autonomia e justiça social. Ela também destacou a importância das vozes da sociedade civil e do poder público na proteção dos direitos humanos.