A 202ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes foi realizada no dia 12 de dezembro, na sede da instituição, em Brasília. Durante a sessão de abertura, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou um investimento de R$1,2 bilhão no apoio à ciência e tecnologia com a expansão de recursos por meio de dois editais: do programa Proinfa e dos Centros Temáticos.
Durante o encontro, os reitores destacaram desafios orçamentários, mencionando a competição entre os recursos destinados à manutenção de laboratórios e equipamentos e os destinados às políticas de permanência estudantil. Outra preocupação levantada foi a necessidade de garantir condições igualitárias nos editais, permitindo que universidades de diferentes regiões, especialmente do interior, tenham acesso justo aos recursos, cumprindo o compromisso de interiorização da educação superior.
No segundo momento, o Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES (CGTIC), colegiado que assessora a ANDIFES em assuntos relacionados à tecnologia da informação, apresentou desafios atuais e inovações em segurança da informação. Eles também exploraram a implementação de um novo software para as universidades, visando melhorar a infraestrutura e a gestão tecnológica.
Além disso, o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (FORGEPE) realizou atualizações relacionadas à regulamentação de cargos de servidores das universidades, fruto de acordo recente entre governo e sociedade civil organizada.
Durante a reunião, as reitoras e reitores se despediram dos professores Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR) e Isabela Fernandes Andrade (UFPel), que estão encerrando os mandatos à frente de suas instituições. Também deram as boas-vindas às reitoras Nadir do Nascimento Nogueira (UFPI) e Rozana Reigota Naves (UnB), que passaram a integrar a Andifes.