UFMA – Em parceria com Governo do Maranhão, universidade entrega mais de cem certificados de conclusão de curso a idosos

Foram entregues, nesta terça-feira, 17, no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), os certificados de conclusão do Curso de Formação Continuada em Envelhecimento Ativo e Saudável da Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti).

Resultado de parceria entre a UFMA com o Governo do Estado do Maranhão, o Instituto de Previdência do Estado e o Serviço Social do Comércio (SESC), a Uniti é um projeto de extensão que mobiliza a Universidade há 28 anos com o objetivo de promover integração e melhorias na qualidade de vida aos idosos com mais de 60 anos, oferecendo conhecimento sobre autocuidado e auto valorização nessa etapa da vida. Neste ano, foram diplomados mais de cem idosos, membros da 28ª turma do curso.

De acordo com o diretor da Uniti, Rafael de Abreu Lima, a cerimônia de colação de grau é um momento marcante para os participantes, sendo um momento de celebração. “A nossa colação é de grande importância porque traz ressignificação para todas essas pessoas que fazem parte, que constroem a nossa Uniti. Além dessa ressignificação, eles também aprendem muitas coisas da atualidade, do dia a dia, novas formas de viver na nossa sociedade. Hoje é um dia que vai ser marcado por muita festa, muita alegria e, principalmente, realização pessoal de muitos”.

Representando o reitor da UFMA, Fernando Carvalho, a pró-reitora de Extensão e Cultura da UFMA, Zefinha Bentivi, compôs a mesa da solenidade e ressaltou o apreço e o respeito da Universidade com a terceira idade, parabenizando os concluintes. “Dia de festa, dia de comemorar a vida e a potência das pessoas que estão na terceira idade. São os idosos que estão aqui hoje se formando, recebendo seus certificados; a família presente, os profissionais presentes. Tudo que a gente pode dizer é sim, é importante chegar aqui. A UFMA tem esse respeito todo especial com a terceira idade. Estamos todos de parabéns. Feliz Natal para todos e um ano cada vez melhor, sobretudo para os nossos idosos”, desejou Zefinha.

Joana Figueiredo, uma das concluintes da turma de 2024, afirmou que está em sua terceira colação, e dividiu, na ocasião, seus sentimentos sobre a Uniti. “Hoje eu tô muito feliz porque estou colando grau pela terceira vez e a importância dessa colação de grau para mim, idosa, me sinto mais jovem. É bom para a minha saúde, hoje estou feliz. A Uniti ajuda nossa autoestima e ajuda nossa saúde”, expressou.

Para encerrar o evento e prestigiar os formandos, o Coral Canto de Luz, da UNITI, performou, entre salvas de palmas, as canções “É Preciso Saber Viver”, da banda “Titãs”, e “Como É Grande Meu Amor Por Você”, do rei Roberto Carlos.

Por: Lucas Cássio Ferreira
Fotos: Leo Santos
Revisão: Jáder Cavalcante