Pensando em garantir acesso à educação para servidores que ainda não concluíram o ensino fundamental, médio e superior, a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) lançou nesta quarta-feira (18) o Programa de Capacitação Ivanildo Melo Reis, uma parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA). O programa foi lançado durante a confraternização natalina dos servidores da universidade, que ocorreu no campus Belém.
A partir do programa os servidores poderão frequentar as aulas no instituto e com isso fazer a prova do Encceja, que é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, do governo federal.

Segundo a pró-reitora de gestão de pessoas, Amanda Medeiros, além do acesso à educação, o programa oportuniza um impacto real na remuneração dos servidores. “Eles vão ter também uma bolsa mensal durante todo o tempo da capacitação e flexibilização na carga horária de trabalho, para que consigam trabalhar e estudar, sem que um atrapalhe ou interfira no outro. Isso também vai impactar positivamente na aposentadoria desses servidores”, diz.
Para os servidores que possuem apenas o ensino médio, a universidade vai disponibilizar um auxílio único, para que esses servidores possam fazer a graduação. “Em todos os casos, serão lançados editais, com todas as informações necessárias e os requisitos para participação”, explica Amanda Medeiros.
O programa recebeu esse nome em homenagem ao servidor Ivanildo Melo Reis, que faleceu em outubro deste ano. O servidor ingressou na instituição em 1979, onde trabalhou por 45 anos. Ele foi fundamental para que o programa fosse feito.
“O Ivanildo foi quem nos ajudou a mapear quem eram os servidores sem nível médio ou fundamental completo, assim como os que não possuem nível superior. São servidores mais antigos, que estão há muito tempo na Ufra e que precisávamos valorizá-los”, diz a pró-reitora.
Para o professor Leonardo Reis, filho de Ivanildo e docente do curso de Engenharia Florestal na Ufra Capitão Poço, a homenagem ao pai é mais que merecida.
“Meu pai é a personificação do compromisso e da dedicação ao serviço público. Por mais de 40 anos, ele se entregou de coração à comunidade ufraniana, sempre com a convicção de que sua missão era muito maior do que apenas exercer uma função, era contribuir para a formação de gerações de estudantes. Ele sempre acreditou na importância de investir na formação dos colegas servidores técnicos administrativos, e esse curso representa a concretização de um ideal que ele carregou durante toda sua trajetória: dar aos servidores a chance de alcançar novos patamares, realizando sonhos por meio da educação”, diz.
Outro programa que segue ativo na universidade é o Pró-qualificar, que oferece um auxílio para servidores que estão concluindo a pós-graduação. “Se a universidade cresce nós vamos crescer junto com ela. Uma universidade forte se faz com servidores e uma comunidade acadêmica forte. É para isso que estamos trabalhando”, finaliza a reitora da universidade, Herdjania Veras de Lima.
Texto: Vanessa Monteiro, jornalista, Ascom Ufra