UFPE lança “Cantina 360º”, incubadora de startups

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) reforça a área de tecnologia e inovação no interior com a criação, esta semana, da Cantina 360º, uma incubadora de startups voltada à inovação e ao empreendedorismo, associada ao Parque Tecnológico e Científico (Parque Tec) da UFPE. O funcionamento será no Cantina – Complexo de Aprendizagem, Networking, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo do Agreste, unidade vinculada administrativamente à Diretoria do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru.

A Cantina 360º foi criada por meio da Instrução Normativa Conjunta nº 01/2025 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), liderada pelo pró-reitor Pedro Carelli, e do Centro Acadêmico do Agreste, dirigido pelo professor Dilson Cavalcanti. O documento está em vigor desde a última terça-feira (14) e foi publicado na edição de quarta-feira (15) do Boletim Oficial da UFPE.

A Cantina 360º tem como objetivos apoiar o desenvolvimento de startups, empresas de base científica e tecnológica e iniciativas inovadoras em diversas áreas, com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento regional; facilitar a conexão entre empreendedores e redes de mentores, investidores e outros parceiros estratégicos; fomentar o ecossistema local de inovação, com foco na interiorização da ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo em Pernambuco. 

Também são objetivos estimular a transferência de tecnologia e o desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam às necessidades sociais e econômicas da região; e contribuir para a formação de uma rede de colaboração entre as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do Agreste pernambucano, órgãos de fomento, setor público e a iniciativa privada.

A governança da Cantina 360º será composta pelo Conselho Executivo, responsável pela gestão diária da incubadora e por sua implementação prática, e pelo Conselho Consultivo, responsável por orientar e aconselhar a incubadora em questões estratégicas, políticas e de parcerias. 

A Cantina 360º terá sua sustentabilidade financeira garantida por meio de recursos provenientes da UFPE, de parcerias com instituições de apoio ao empreendedorismo e à inovação, de acordos de cooperação com empresas e outras organizações do setor privado, além de aportes financeiros públicos e privados, conforme regulamentação e normativas de captação de recursos da UFPE.