MPI firma parceria com Universidade Federal da Grande Dourados e Embaixada do Brasil na França

Com o objetivo de fortalecer o intercâmbio de pós-graduandos indígenas, o acordo visa promover projetos de pesquisa e ampliar as trocas culturais entre Brasil e FrançaCompartilhe:

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Na segunda-feira (26), na Embaixada do Brasil em Paris, França, o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) participou de um encontro estratégico com professores e com o reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Jones Dari Goettert, juntamente com o embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares, e diplomatas responsáveis pela área de educação. 

Na ocasião, o MPI, em parceria com a UFGD, por meio da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), assinou um memorando de entendimento com a Embaixada do Brasil na França. O acordo visa fortalecer a mobilidade acadêmica de estudantes indígenas, promover projetos de pesquisa e ampliar as trocas culturais entre Brasil e França, investindo na formação de pós-graduandos indígenas e na expansão da ciência por meio dos saberes tradicionais.  

O encontro também teve como objetivo discutir os avanços do projeto Guatá, uma iniciativa que destaca a importância do intercâmbio entre estudantes indígenas e a Universidade Paris 8 Vincennes Saint-Denis.

Durante a ocasião, o secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, comentou que obteve o mesmo apoio e oportunidade de acesso ao intercâmbio, e, portanto, sente-se satisfeito com a iniciativa promovida pela parceria que vem contribuindo com outros parentes indígenas a trilharem suas trajetórias acadêmicas.

“O intercâmbio cultural e educacional é uma ferramenta essencial para o fortalecimento de lideranças indígenas robustas, que dialoguem com soluções significativas para suas comunidades, a fim de catalisar mudanças em níveis locais, regionais e globais”, afirmou  o secretário executivo.

A iniciativa marca um passo importante e histórico para a educação indígena e reforça o compromisso do governo brasileiro com a valorização da educação superior e protagonismo dos povos indígenas em cenários acadêmicos globais. A educação superior é um mecanismo de fortalecimento das culturas e das identidades dos povos indígenas.

A reunião contou com a presença de Matheus de Carvalho Hernandez, chefe do Escritório de Assuntos Internacionais da UFGD; Claudia Roma, coordenadora da pós-graduação em Geografia da UFGD; Márcia Misuzaki, docente da pós-graduação em Geografia da UFGD e Maria Aparecida Oliveira, Diretora da Faculdade Intercultural Indígena da UFGD.

Fonte: MPI