A iniciativa é do CEFET-MG e mais 18 instituições públicas de ensino superior que integram a Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica
O CEFET-MG e mais 18 instituições públicas de ensino superior, que formam a Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica, estão unidas no movimento pela construção de espaços comuns dedicados à formação de professores. Para participar do movimento, os interessados devem enviar um depoimento de até mil caracteres, no formato de Testemunho ou Compromisso, reafirmando o seu apoio a causa. A Rede integra o Fórum das Instituições Públicas do Estado de Minas Gerais (Foripes-MG).
Os depoimentos serão divulgados nos canais acadêmicos institucionais, amplificando as vozes comprometidas com o movimento. A inciativa visa fortalecer a colaboração institucional e aprimorar a qualidade da formação docente no Estado. O envio do depoimento pode ser feito pelo link ou para o e-mail conviteformaprof@gmail.com.
O objetivo da Rede é desenvolver políticas institucionais e interinstitucionais de formação de professores comprometidas com a valorização da profissão e das escolas, em prol do fortalecimento da dimensão pública da educação básica.
Formalização da Rede
Em janeiro, o Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) formalizou a Rede, por meio da assinatura do protocolo de intenções entre as instituições.
A Rede é formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-MG), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Instituto Federal do Sudeste de Minas (IF SUDESTE MG), Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Viçosa (UFV) Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Instituto Federal do Norte de Minas (IFNM).
Fonte: SECOM/CEFET-MG