Alexia Vieira e Jorge Cosme são os vencedores do Prêmio Andifes de Jornalismo de 2024, nas categorias Educação Básica e Ensino Superior, respectivamente. Essa é a 24ª edição do projeto da entidade, criado para valorizar a produção de conteúdo jornalístico sobre ensino superior e educação básica, estimulando o debate e reforçando a importância da educação para o desenvolvimento e futuro do país.
A reportagem inscrita por Alexia Vieira e assinada também por Mirla Nobre, Rubens Rodrigues e Kléber Carvalho, sob o título “Educação antirracista: identidade e respeito às diferenças na primeira infância” foi veiculada em novembro de 2023, no jornal O Povo. Ela aborda a implementação de um projeto educacional que visa colocar as crianças no centro do planejamento escolar, promovendo uma educação infantil antirracista. A iniciativa busca alinhar o discurso de inclusão e combate ao preconceito com práticas pedagógicas que valorizam as culturas africanas e afro-brasileiras. Para isso, foram realizadas formações para educadores e a introdução de atividades como músicas africanas, contação de histórias e valorização da estética negra.
Confira no vídeo ao lado a reação e o que motivou a escolha do tema!

Já a reportagem assinada por Jorge Cosme, “Uma matemática africana e antirracista no agreste pernambucano”, foi veiculada em agosto de 2023 no portal Leia Já. O especial aborda o trabalho do Grupo Aya-Sankofa de Estudos Decoloniais e Afrocentrados em Educação Matemática, vinculado à UFPE – Campus Agreste, que busca promover uma educação matemática antirracista ao resgatar e valorizar conhecimentos matemáticos de origem africana. A iniciativa inclui apresentações teatrais de mamulengo, como MatemÁfrica, que levam a escolas do Agreste pernambucano conceitos matemáticos historicamente invisibilizados, como o relógio egípcio, os jogos de mancala e os desenhos geométricos dos Tshokwe.
Confira ao lado a reação e o que motivou a escolha do tema por Jorge!

Sobre o Prêmio Andifes de Jornalismo
Criado em 1999, o Prêmio Andifes de Jornalismo tem abrangência nacional e, há mais de duas décadas, premiou diversos jornalistas, autores de matérias sobre as mais variadas pautas, regionalizadas ou de caráter universal, envolvendo a educação em vários níveis, apontando avanços e desafios. A Andifes valoriza o trabalho da imprensa livre e responsável e, por meio do concurso, incentiva a participação da mídia nacional em produções de pautas que destaquem projetos, apontem caminhos e proponham mudanças positivas para a educação no Brasil.
Parabéns aos vencedores do Prêmio Andifes de Jornalismo 2024!