MEC se reúne com reitores de universidades federais

Encontro promovido pela Andifes apresentou as formas de ingresso na educação superior, como o Sisu, e os processos de avaliação institucional. O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve presente no evento

Ministério da Educação (MEC) marcou presença na 178ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A reunião temática, que ocorreu em Brasília (DF), debateu o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e os processos de avaliação institucional. O ministro da Educação, Camilo Santana, participou do encontro nesta quinta-feira, 20 de fevereiro. 

“O MEC está aberto para diálogos e para construir a educação superior em conjunto, sempre reconhecendo o papel das universidades e a importância da sua autonomia”, declarou o ministro. “Precisamos mostrar todas as coisas boas produzidas pelas universidades, todos os avanços feitos e todas as conquistas alcançadas. Nossas instituições federais têm uma força muito grande e uma grande capacidade de transformar o futuro do nosso país. Que o ano de 2025 seja de muitas vitórias e superações.” 

O MEC está aberto para diálogos e para construir a educação superior em conjunto, sempre reconhecendo o papel das universidades e a importância da sua autonomia.” Ministro da Educação, Camilo Santana 

Participantes – Também participaram do evento o presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz; o vice-presidente da Andifes e reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch; a vice-presidente da Andifes e reitora da Universidade Federal de Catalão (Ufcat), Roselma Lucchese; e a vice-presidente e reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Regina Goulart. 

Contexto – Ainda em janeiro deste ano, a pasta já havia participado da 203ª Reunião Ordinária da Andifes para discutir o fortalecimento das universidades federais. Na ocasião, o MEC foi representado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), que debateu diversos temas referentes à ampliação, consolidação e melhoria das instituições, como informes e perspectivas do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).  

Também foram discutidas as questões orçamentárias das universidades federais; o acordo de greve dos servidores; as decisões judiciais acerca de emendas executadas nas fundações de apoio às universidades; e os seminários da Sesu que serão realizados em 2025 sobre a ocupação de vagas nas instituições. Foram frisados pontos como inovação, acordos de cooperação e propostas de melhoria das licenciaturas.  

Fonte: MEC