Programa Universidade para Todos vai ofertar mais de 20 mil vagas na Bahia; inscrições começam na terça-feira

O Programa Universidade para Todos (UPT) ofertará, este ano, 20.110 vagas em 218 municípios baianos, com a oferta das atividades em 358 polos de funcionamento.

Os interessados devem se inscrever até 27 de março, exclusivamente pela internet. Este ano, o UPT 2025 contará com o envolvimento de 1.413 monitores, preferencialmente estudantes universitários.

Uma novidade é a parceria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que se junta às demais instituições de Ensino Superior parceiras em 2024 (Uneb, UESC, UEFS, UESB, UFRB, UFSB e UFOB).

Para concorrer a uma vaga no UPT, no ato da inscrição, o candidato deverá selecionar o município, o turno e a modalidade de oferta das aulas. O interessado concorrerá ao total de vagas ofertadas de acordo com suas opções de escolha.

Programa Universidade para Todos vai ofertar mais de 20 mil vagas na Bahia — Foto: Arquivo pessoal

A seleção dos candidatos inscritos será por sorteio eletrônico, de forma aleatória e equitativa, por meio do sistema informatizado da Secretaria da Educação (SEC).

De caráter classificatório, o sorteio ocorrerá em 28 de março, às 9h, na sala 136, 1º andar da SEC, sob a coordenação do UPT.

O sorteio será acompanhado por representantes das universidades parceiras, do Núcleo de Atos (NCAA), da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica (SUPROT), da Superintendência de Políticas para Educação Básica (SUPED) e da Coordenação de Gestão Organizacional (CGOTIC), que atuarão como testemunhas do procedimento, garantindo a lisura e transparência do processo.

As aulas serão iniciadas no dia 14 de abril, com o suporte, este ano, de 624 profissionais das áreas administrativa, pedagógica e de monitoramento.

Serão matriculados automaticamente no Programa UPT 2025 os candidatos selecionados e classificados que atenderem aos requisitos do programa, conforme edital. O candidato deverá acessar o link com seu login e senha, em 9 de abril, para conferir o resultado.

Pode participar do programa:

  • O estudante da rede pública da Bahia que estiver regularmente matriculado, em 2025, no 3º ano do Ensino Médio regular e suas modalidades correspondentes;
  • No 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio ou suas modalidades correspondentes na rede estadual ou egressos do Ensino Médio estadual e/ou municipal da Bahia.

Programa composto por três etapas

O UPT é composto por três etapas independentes e complementares, envolvendo:

  • A mobilização de inscrição para os processos do Exame Nacional de Ensino Superior (ENEM), do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), dos exames de vestibular e demais formas de ingresso à universidade;
  • O fortalecimento das aprendizagens e a preparação do estudante;
  • A formação inicial e continuada de estudantes universitários para o exercício da docência.

As ações pedagógicas do UPT se dão por meio de aulas de segunda a sexta-feira, abordando os componentes curriculares – Português, Redação, Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Língua Estrangeira (inglês ou espanhol) –, que são ofertados e desenvolvidos pelas universidades públicas parceiras.

Este ano, a oferta das aulas, terá três modalidades de oferta para escolha do candidato:

  • Presencial: consiste em aulas ministradas presencialmente pelos professores/monitores, de segunda a sexta-feira;
  • Não presencial: aulas realizadas de forma síncrona em tempo real, obedecendo aos mesmos horários e carga horária da oferta presencial, em que monitores e alunos do UPT se conectam por meio de plataformas de videoconferência como Zoom, Google Meet, Microsoft Teams, Youtube e afins e/ou modalidade de oferta híbrida.

Aos finais de semana, a maratona do conhecimento continua com:

  • A oferta de atividades complementares, de acordo com a modalidade de oferta escolhida pelo candidato Entre as opções, aulões, com conteúdo cobrados nos processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior (ENEM/exame vestibular);
  • Simulados, para que os alunos possam vivenciar como acontece o processo do ENEM, testar seus limites e possibilidades e estabelecer metas e redimensionar os estudos;
  • Orientação profissional;
  • Giro das profissões e oficinas, sempre buscando estratégias diversificadas que possibilitam a interdisciplinaridade com as áreas do conhecimento, com participação dos monitores e interação dos estudantes.

Fonte: G1 Bahia