
Nesta quarta-feira (19), o embaixador da República de Ruanda no Brasil, Lawrence Manzi foi recebido pela assessora de Desenvolvimento Estratégico da UTFPR, Vanessa Ishikawa, para discutir parcerias. A reunião aconteceu no gabinete da Reitoria, em Curitiba.
Para ele, a cooperação entre a UTFPR e Ruanda pode gerar desenvolvimento econômico, acadêmico e tecnológico para ambas as partes. “Ser a primeira universidade tecnológica brasileira nos chamou atenção. Em 2050, seremos um dos países mais populosos e com pessoas muitos jovens, então haverá ainda mais demanda para tecnologia”, destacou Manzi.
Durante a conversa ficou acordado que a Embaixada fará uma solicitação formal para que as discussões de internacionalização avancem. O embaixador reforçou o convite para que pesquisadores e gestores da instituição conheçam a Kigali Innovation City, que é um centro universitário voltado para inovação em Ruanda e que já recebe estudantes de diversos países.
Vanessa Ishikawa salientou que a UTFPR é a instituição pública que mais oferece vagas em engenharia no país. “Além disso, nossos alunos têm alta performance e ocupam cargos de liderança em grandes indústrias”, explicou.
A conversa foi acompanhada pelo primeiro-secretário da embaixada da Ruanda no Brasil, Theogene Ntakirutimana, e pela equipe da UTFPR, formada pela diretora da Agência de Inovação, Carina Rau; e pelas assessoras de Pesquisa e Extensão, Mariana Sikora, e de Programas Internacionais, Nastasha Salame da Silva.
Fonte: UTFPR