UFMA é pioneira na implementação de IA no Sistema Eletrônico de Informações

Na manhã desta sexta-feira, 21, a nova ferramenta foi apresentada aos servidores da instituição UFMA é a primeira universidade pública do país a implantar Inteligência Artificial no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Com o objetivo de inovar e otimizar os processos administrativos, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promoveu, na manhã desta sexta-feira, 21, um treinamento para servidores da instituição sobre o uso de Inteligência Artificial no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

A UFMA é a primeira instituição de ensino superior pública do país a implementar o uso de inteligência artificial no SEI. O objetivo é otimizar os processos e dar mais celeridade nas resoluções das demandas internas da administração da Universidade.

O reitor da UFMA, Fernando Carvalho, destacou os benefícios esperados com a implantação da IA, como maior agilidade, eficiência e redução do tempo de análise dos processos. “Hoje nós apresentamos o SEI com inteligência artificial para nossos gestores, principalmente a área administrativa da Universidade. Essa nova ferramenta será implantada agora no mês de abril para toda a comunidade. O sistema vai trazer mais agilidade, mais eficiência, uma redução do tempo de análise dos processos e, com certeza, vai ajudar a Universidade a ter mais eficiência e ser uma universidade mais desburocratizada. É importante ressaltar que a UFMA é a primeira universidade, entre 69, que está implantando o nosso sistema eletrônico de formação com inteligência artificial. Então a Universidade, mais uma vez, mostra o seu pioneirismo com relação à evolução tecnológica dentro da instituição”, enfatiza.

O superintendente de Tecnologia e Informação (STI), Anilton Maia, pontua que o sistema também inclui uma busca avançada com Inteligência Artificial, proporcionando melhor apoio aos processos funcionais, além de um assistente de IA que permite criar prompts, realizar análises e compartilhar experiências entre colaboradores.

“Esse sistema é um modo avançado que usa uma IA generativa para fazer análise completa de processos, sugerir novos processos, avaliar, ajudar o servidor, seja docente ou técnico, a fazer uma melhoria contínua nesse processo dentro da instituição. Nesse sistema, vem também acoplado o modo de similaridade de processos. Automaticamente, se o servidor abrir um processo no SEI, clicar no botão da IA, ela vai avaliar, dentro da base dados, alguns processos similares para que não haja repetição ou retrabalho. Além disso, a ferramenta oferece uma busca avançada com inteligência artificial para capacidade melhor de apoio dentro dos processos funcionais. Vem com assistente de IA, que pode criar prompts, fazer análises, fazer novos conteúdos dentro do SEI, gravar dados, compartilhar entre os colaboradores a sua experiência dentro desse assistente. A Universidade está avançando cada vez mais e se modalizando”, frisa.

Pioneira no uso de Inteligência Artificial em Universidades Públicas, a UFMA reforça seu compromisso com a criação de espaços que impulsionam a inovação, além de otimizar processos administrativos e acadêmicos para toda a comunidade acadêmica. O objetivo é que, com a otimização dos processos operacionais, os servidores da Universidade possam dedicar mais tempo a projetos de desenvolvimento para a UFMA.

Por: Sarah Dantas/ Revisão: Jáder Cavalcante Fotos: Arthur Venâncio (UFMA).