ANDIFES, ABC e SBPC pedem ampliação da cota de isenção de importação do CNPq

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), juntamente com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), enviou uma carta à Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, solicitando providências urgentes para a ampliação da cota de isenção de importação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No documento, as entidades manifestam preocupação com a redução progressiva dessa cota, essencial para a aquisição de materiais fundamentais para a pesquisa científica no Brasil. Em 2023, o limite era de 400 milhões de dólares, mas foi reduzido para 265 milhões em 2024. Para 2025, a previsão orçamentária é de apenas 229 milhões de dólares, valor que corresponde a apenas 57% da cota de dois anos atrás.

Diante desse cenário, ANDIFES, ABC e SBPC alertam para os impactos negativos dessa redução e solicitam a atualização emergencial da cota, a fim de evitar prejuízos irreparáveis à ciência brasileira.

Confira o documento na íntegra: