CONDICAp discute orçamento, formação docente e fortalecimento dos Colégios de Aplicação em reunião na Andifes

A sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília, recebeu nos dias 9 e 10 de abril a reunião do Colégio Nacional dos Diretores dos Colégios de Aplicação das Universidades Federais (CONDICAp). O encontro reuniu representantes de todo o país para discutir pautas estratégicas relacionadas à sustentabilidade e ao papel formativo dessas instituições no cenário da educação pública brasileira.

Ao longo dos dois dias de trabalho, foram debatidos os desafios orçamentários enfrentados pelos colégios, especialmente diante do aumento no número de estudantes, e a recomposição orçamentária. Também foram tratadas as contribuições dos colégios à formação docente e a articulação com programas como PIBID, Residência Pedagógica, Renafor, além de cursos de especialização e mestrado ofertados pelas universidades federais.

Entre os encaminhamentos da reunião, está a elaboração de uma carta conjunta reafirmando o papel estratégico dos colégios de aplicação na formação de professores e a produção de uma publicação reunindo experiências e iniciativas dos colégios nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e formação docente.

Outra pauta do encontro foi o diálogo com parlamentares sobre o Projeto de Lei nº 5.013/2024, de autoria da deputada Dandara Tonantzin, construído em articulação com o CONDICAp. O PL propõe a integração dos Colégios de Aplicação à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, medida que poderá ampliar o reconhecimento e a sustentabilidade dessas instituições no sistema público de ensino.

A reunião também proporcionou um espaço de trocas entre os gestores, com compartilhamento de boas práticas, desafios e experiências locais.