Ufac e Funai discutem permanência de indígenas na graduação

A reitora da Ufac, Guida Aquino, recebeu o coordenador regional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Júnior Manchineri, para tratar de possíveis parcerias para integração e manutenção de estudantes indígenas na universidade. A reunião ocorreu nesta sexta-feira, 11, no gabinete da Reitoria.

Guida abordou o possível apoio com bolsas e deslocamento do Programa de Acesso e Permanência de Estudantes Indígenas, que foi aprovado no Conselho Universitário. “Há uma vaga em cada curso de graduação com bolsa da universidade; no entanto, ela ainda é insuficiente e esperamos ter esse apoio, para que os indígenas possam concluir nossos cursos com sucesso”, disse.

Júnior Manchineri ressaltou o apoio da Funai em relação aos estudantes indígenas da Ufac a mobilização entre as instituições “Enquanto servidor da Funai, sempre falamos da maneira transversal, tentando nos ajudar da maneira que pudermos. Vamos iniciar os trabalhos, aguardando o retorno da universidade de maneira oficial para que possamos iniciar as articulações.”

 (Tales Gabriel, estagiário Ascom/Ufac)