I Encontro de Reitoras e Vice-Reitoras da Andifes Sul

O VIII SIGAM ‒ Simpósio Internacional Gênero Arte e Memória, ocorrerá de 26 a 30 de maio de 2025, no Centro de Artes da UFPel, em Pelotas-RS, apresenta como tema Mulheres Inscrevem: poéticas feministas no mundo. O evento sublinha a escrita de mulheres artistas, professoras e pesquisadoras, com intenção de destacar pioneirismos, artivismos, práticas e a visão feminista implicada, a dimensão feminina das produções na arte e no meio cultural, acadêmico e cotidiano.

O Grupo de Pesquisa Caixa de Pandora (CNPq/UFPel) busca, com o evento, consolidar este espaço de discussão, crítica e visibilidade, trazendo as protagonistas que romperam fronteiras hegemônicas, subverteram hierarquias e instauraram outros modos de sentir, educar e pensar as experiências humanas mirando um mundo mais igualitário e inscrevendo suas marcas nos espaços em que vivem e militam. O público alvo são pesquisadoras e pesquisadores, docentes e discentes da pós-graduação e da graduação em artes e humanidades, integrantes de movimentos sociais, gestoras de instituições públicas e privadas do Brasil e exterior. A programação compreende conferências, sessões de apresentação de trabalhos, mesas redondas, minicursos, palestras, publicações, entre outras atividades acadêmicas e culturais.

Nosso objetivo é dar visibilidade e ampliar a divulgação de pesquisas, ações educativas e poéticas protagonizadas por mulheres artistas, pesquisadoras, professoras, líderes e gestoras que priorizam as escritas relacionadas com as artes e áreas afim, enquanto dispositivo artístico, cultural, teórico-vivencial de registro, de inscrição no mundo. Pretendemos, assim, encarar a escrita como ação poética e política, para experimentar a linguagem, onde a escrita é ferramenta e estratégia criativa que articula narrativas, memórias, revisão histórica, inclusão e cidadania. 

A nova edição do evento busca consolidar o espaço de discussão em torno de arte, gênero e memória, que inauguramos em 2008, para dar lugar à crítica e visibilidade para pesquisas, produções artísticas e ações educativas que ultrapassam fronteiras hegemônicas, denunciam violências e a lógica da dominação para resgatar o direito à vida, à expressão, à escrita e inscrição em um mundo mais digno, igualitário e inclusivo. O evento pontua e reafirma uma produção de expressão e resistência, que valora as escritas de si, em percursos artísticos e processos de formação, experimentando uma variedade de suportes e manifestações, para fazer emergir a invenção poética. Em torno desse sistema Palavra/Imagem comparecem as anotações, diários, mapas, zines, ensaios, cadernos, cartas, narrativas, documentos de trabalho que formam instalações, coleções, práticas e saberes, um universo de marcas produzidas por mulheres que pretendemos compartilhar.

Somos pautadas pelo pensamento feminista, antifascista e contra-colonial, pela valoração das alteridades e diversidades, dos saberes conectados com a Terra, das práticas colaborativas e proposições que instauram outros modos de sentir, educar e pensar as experiências humanas em prol de um futuro mais justo e harmonioso. O evento é pensado na possibilidade de dar visibilidade e difundir a produção artística e científica desenvolvida e em desenvolvimento sobre artes, gênero, raça, classe, consciência ecológica, ativismo político, preservação do patrimônio e da cultura.